Siga o OTD

Rosario 2022

Judô fecha Sula da Juventude com seis ouros e uma prata

Brasileiros venceram todas as quatro categorias disputadas no segundo e último dia de competições da modalidade, com Bianca Reis, Mari Hayse Silva, Matheus Guimarães e Jesse James Barbosa

judô jogos sul-americanos da juventude Rosário
(twitter/JudoCBJ)

Os representantes do judô brasileiro que lutaram nesta quarta (4) nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, foram impecáveis. Conquistaram todas as quatro medalhas de ouro em jogo no último dia da modalidade na competição. Bianca Reis (63kg), Mari Hayse Silva (78kg), Matheus Guimarães (81kg) e Jesse James Barbosa (100kg) subiram no lugar mais alto do pódio. Assim, a seleção fecha o torneio com seis ouros e uma prata.

Quem abriu o dia dourado foi Bianca Reis, campeã pan-americana Sub-18 e Sub-21 no peso 57kg, e não se intimidou diante de possíveis adversárias mais pesadas, já que lutou no 63kg, em Rosário. Ela venceu Antonella Ludena, da Venezuela, a chilena Constanza Perez e a peruana Luciana Julca, todas por ippon.

“Eu sempre falo que Jogos é como se fosse uma Olimpíada em miniatura, porque são Jogos, tem todos os esportes, a vila, essa experiência me dá muito mais vontade de continuar treinando, competindo. Eu consegui fazer as coisas que eu estava treinando, tem sempre o que corrigir, vou olhar minhas lutas depois. Mas, consegui botar meu ritmo, meus golpes, fiz lutas boas. Já tinha lutado com a peruana no Pan, não esperava que fosse ser tão rápido, mas foi uma final boa”, avaliou a judoca.

Matheus Guimarães

Em sequência, Matheus Guimarães não deu chances a Jose Gonzalez, do Equador, na final da categoria dele e projetou o adversário duas vezes para sagrar-se campeão sul-americano um mês depois de conquistar o ouro no Pan-Americano Sub-18 de judô. Nas preliminares, o brasileiro bateu o uruguaio Ramiro Pintos e o venezuelano Luis Pariche. “É um título muito importante para mim em um evento grande, que não acontece sempre. Vir aqui e trazer a medalha de ouro para o Brasil é super importante, tive diversos desafios para estar aqui, passei por uma fase ruim, mas me superei e estou aqui representando.”

Número três

O terceiro ouro do Brasil veio com Mari Silva que, assim como Bianca, lutou na categoria até 78kg, uma acima da sua de origem, a de 70kg. Mas, isso também não foi problema para a brasileira, que dominou suas adversárias, vencendo Hanellys Espina, da Venezuela, e a colombiana Karen Agudelo para faturar a medalha de ouro. Mari também é a atual campeã pan-americana Sub-18 nos 70kg.

“Eu estava muito nervosa com essa competição, muito ansiosa. Vinha me preparando desde fevereiro quando soube que eu iria vir. E o que fica é gratidão e o sentimento de que eu quero mais. Tem Mundial esse ano ainda e eu quero trazer a medalha de ouro. Foi minha primeira competição com o COB, é um orgulho imenso fazer parte do Time Brasil.”

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Chave de ouro

Por fim, Jesse James Barbosa (100kg) entrou determinado a manter o Brasil 100% no lugar mais alto do pódio do judô e bateu Anthony Vargas, do Equador por ippon na grande final da categoria nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário. Nas preliminares, o brasileiro já havia vencido Francisco Gonzalez, da Argentina, e Carlos Quinchen, do Chile. “Esse resultado é importante para mim, é mais um passo rumo ao Campeonato Mundial da Bósnia, com todo o esforço que eu venho tendo, os dias têm sido árduos, mas está dando tudo certo. Fiz boas lutas e deu para sair com a medalha de ouro, a quarta medalha de ouro do Brasil.”

Mais em Rosario 2022