Siga o OTD

Parapan 2019

De novo no pódio, Rosenthal leva a prata na pistola 25m

Com a prata na pistola 25m, Geraldo Rosenthal já soma duas medalhas para o tiro esportivo brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019

Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

Depois de conquistar o ouro na carabina 50m deitado, Geraldo Rosenthal voltou a entrar em ação, agora pela pistola 25m mista. O atirador brasileiro liderou boa parte da final, mas foi perdendo rendimento e acabou com a prata da classe SH1, em disputa realizada neste domingo (25), no segundo dia de prova dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

CALENDÁRIO  GUIA DO PARAPAN  NOTÍCIAS QUADRO DE MEDALHAS    RESUMO DO DIA    TEMPO REAL

“Tive a chance de brigar pelo ouro, isso já me deixa muito contente. Estamos aqui pelo esporte, para que tenhamos visibilidade, para atrair mais patrocínio e investimento. E eu não perdi para qualquer um. O norte-americano (Tagliapetra) praticamente mora em um centro de treinamento e nós no Brasil nem centro temos”, disse o atirador medalhista de prata.

Depois de liderar com uma boa vantagem após os 40 primeiros disparos na final, Geraldo Rosenthal errou todos os seguites e viu o norte-americano Michael Tagliapetra reagir, assumir a liderança e levar o ouro. A pontuação final do brasileiro foi de 16, enquanto a de Tagliapetra foi 18, dois à frente do brasileiro.

“A emoção pesou e eu acabei tendo uma falha na alimentação da arma, na última série. A munição falhou e eu entrei nervoso demais, e eu já estava nervoso por causa da prova. A pistola não fechou. Então, ao invés de me concentrar para o último disparo, eu levantei e vi a pistola meio aberta, tive que dar um tapa, o tiro foi ruim e eu, na última série, entrei bagunçado. Isso é o esporte, acontece”, disse Geraldo após receber sua medalha de bronze.

O terceiro lugar da pistola 25m mista foi uma verdadeira surpresa. A cubana Yenigladys Suárez desbancou todos os outros competidores e levou o bronze na disputa final. Inclusive, Yenigladys teve um shoot-off contra a brasileira Debora Rodrigues e a derrotou, deixando Debora com a quarta colocação.

Fechando a participação brasileira na prova, Adriano Sergio foi o 6º colocado.

Faltou pouco

O para tiro esportivo do Brasil também participou da competição e chegou à final da carabina 10m. Carlos Garletti e Marcelo Marton foram bem nas classificatórias e chegaram com moral para a disputa por medalhas. Mas Marton não começou bem e já ficou logo para trás, terminando o Parapan no 5º lugar.

Já Garletti começou com tudo e liderou boa parte da prova. Contudo, o rendimento foi caindo e o atirador brasileiro foi caindo na classificação. No fim, Garletti terminou fora do pódio, no quarto lugar geral.

Mais em Parapan 2019