Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Poliana Sousa herda prata do Parapan após doping de rival

Brasileira do lançamento de dardo na classe F54 fica com o segundo lugar dos Jogos de Lima após teste positivo de Sebastiana Lopez, dos Estados Unidos. Chilena ficou com o bronze

Poliana Sousa faz lançamento de dardo durante Parapan de Lima 2019 prata
Poliana Sousa faz lançamento de dardo durante Jogos de Lima 2019 (Douglas Magno / EXEMPLUS / CPB)

A brasileira Poliana Sousa herdou a medalha de prata no lançamento de dardo da classe F54 dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, disputados no ano passado. O IPC (Comitê Paralímpico Internacional) suspendeu, na última sexta-feira (11), Sebastiana Lopez, dos Estados Unidos, pega no doping.

Assim como Poliana Sousa, a chilena Francisca Mardones, então quarta colocada na prova, subiu uma colocação no resultado e receberá a medalha de bronze. A colombiana Yanive Martinez conquistou a medalha de ouro ao realizar o lançamento em 16,92 m.

prata poliana sousa doping parapan
Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

+ Melhor participação brasileira

Desqualificada

Sebastiana Lopez teve todos os resultados desqualificados na competição. Além da prata no lançamento de dardo, ela perdeu o bronze no arremesso de peso pela classe F53/54/55. Foi, ainda, suspensa por quatro anos e fica inelegível para competições até o dia 4 de setembro de 2023.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No exame de doping, foi constatada uma substância proibida em urina fornecida em 26 de agosto de 2019, durante o Parapan de Lima 2019. O elemento encontrado foi o GW501516, classificado na lista proibida da WADA (Agência Mundial Antidoping) como modulador hormonal e metabólico.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para otdf[email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia