Siga o OTD

Parapan 2019

Brasil dá show no goalball e estreia com goleadas no Parapan

Diante de Canadá e Argentina, respectivamente, equipes feminina e masculina largam com vitórias contundentes em Lima

Maior campeão da história do goalball nos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil já estreou na edição de Lima mostrando o motivo de ser considerado como o principal favorito na corrida pela medalha de ouro. Tanto no feminino quanto no masculino, as equipes não deram chances aos adversários e começaram a trajetória no torneio com vitórias contundentes: goleadas para cima de Canadá e Argentina, respectivamente.

As mulheres foram as primeiras a entrarem em quadra. No Coliseo Miguel Grau, não encontraram vida fácil na etapa inicial diante das canadenses, mas foram para o intervalo liderando por 4 a 3. A partir daí, o ritmo foi outro. No retorno para o segundo tempo, a Seleção Brasileira abriu vantagem confortável aos poucos e não sofreu mais riscos. Ao término do confronto, placar de 9 a 3 e três pontos na conta. Com cinco gols anotados, Ana Carolina Custódio foi a artilheira do dia, seguida de perto por Victória Nascimento, que fez quatro.

Até aqui, o Brasil divide a liderança com os Estados Unidos, mas ocupa a segunda colocação geral por conta dos critérios de desempate. Vale ressaltar que México e Costa Rica ainda se enfrentam na rodada.

+TABELA DO GOALBALL NO PARAPAN DE LIMA

Entre os homens, a atuação foi esmagadora. Logo de cara, os brasileiros dominaram as ações e aplicaram 7 a 0 no marcador. A Argentina não teve o poder de reação necessário para ameaçar o triunfo verde e amarelo. Administrando a diferença, o time do Brasil fechou em 9 a 2 e largou com a mão direita nos Jogos Parapan-Americanos.

Por enquanto, a Seleção Brasileira ocupa a ponta. Apenas quatro países disputam o torneio. Além da Argentina, Guatemala e México também fazem parte da chave.

O goalball faz parte do programa oficial do evento desde Guadalajara 2011. De lá para cá, o Brasil conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. Em Toronto, há quatro anos, a delegação fez dobradinha ao faturar o título em ambos os naipes.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Parapan 2019