Siga o OTD

Parapan 2019

Brasil conquista quatro medalhas no 1º dia do Tiro Esportivo

Geraldo Rosenthal, Alexandre Galgani, Daniel Sergio e Bruno Kiefer conquistam ouro, prata e dois bronzes para a equipe brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019

(Rodolfo Vilela/Rede Do esporte)

No primeiro dia do Tiro esportivo nos Jogos Parapan-Americanos de Lima o Brasil conquistou 4 medalhas. Neste sábado (24), subiram ao pódio Geraldo Rosenthal, Alexandre Galgani, Daniel Sergio e Bruno Kiefer, com destaque para a medalha de ouro na carabina 50m deitado de Rosenthal.

“É uma luta diária. Pessoal do Tiro Esportivo luta bastante para conseguir as coisas, estamos sem o centro de treinamento, estamos lutando bastante e fazendo bonito. Cada atleta que vier aqui para competir, pode ter certeza que vai fazer bonito. Estou feliz de ter terminado em primeiro, ter conquistado o ouro, estou feliz do Sergio ter entrado comigo no pódio, de na outra prova ter dois brasileiros entre os três primeiros também. A gente só para de atirar quando acaba a munição”, disse Geraldo Rosenthal.

Sobre a primeira decisão da história dos Jogos Parapan-Americanos da carabina de 50m deitado, Geraldo é direto. “Aqui é 80% emoção e 20% razão. Tem a pressão, teve vento para os dois lados e quando venta na minha prova ele (o vento) leva o braço do atleta como se fosse uma vela. Na final, os oito tem chance, quem entrou em oitava pode acabar no pódio, fico feliz que tenha sido eu”, disse o atleta.

Geraldo Rosenthal já vez fazendo história para o Brasil há algum tempo. O atleta foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em etapa de Copa do Mundo do Tiro Esportivo Paralímpico, em 2013. Agora em Lima, Geraldo é o primeiro do país a subir no lugar mais alto do pódio.

“É “brabo”. Quando toca a musiquinha depois da medalha é complicado, quando toca o hino o negócio embarga. Tenho que agradecer ao Comitê a todo o apoio, ajuda e por acreditar no trabalho da gente, se não fosse por eles a grande maioria das pessoas aqui já tinha desistido”, finalizou.

O dia de competição

Na prova da Carabina deitado 50m, depois de ter terminado a classificatória na liderança, Geraldo Rosenthal manteve o desempenho. Com três tiros de 9.8 ou mais, o brasileiro assumiu a ponta logo no começo da decisão. Um pouco mais atrás, Adriano Sergio fechou a primeira série de cinco disparos com 37.5, na terceira colocação.

Entre o sexto disparo e o décimo, Geraldo Rosenthal e Daniel Sergio mantiveram suas posições. Com um bom aproveitamento de seus tiros, os brasileiros chegaram ao fim da segunda série com um total de 87,7 e 82.5, respectivamente.

Rodolfo Vilela/rede do esporte. gov.br

Na reta final da fase de disparos sem eliminação, o cubano Marino Heredia e Rosenthal começaram a se alternar na liderança da prova, com o atleta de Cuba chegando na hora do mata mata em vantagem. Como a categoria só possuía seis atletas inscritos a fase de eliminação teve início um pouco mais tarde do que o habitual.

Nela, Geraldo voltou a liderar logo no início, abrindo quatro pontos de vantagem em seu segundo disparo. Daniel Sergio também abriu distância para o quarto colocado, se consolidando na briga por uma medalha. Com três atletas restantes na prova, faltava definir as colocações do pódio.

Apesar de uma boa recuperação de Adriano Sergio, a diferença para Heredia e Rosenthal era grande e o brasileiro acabou ficando com a medalha de bronze, terminando a competição com a medalha de bronze. No duelo entre Brasil e Cuba na final da carabina 50m sentado, Rosenthal levou a melhor e conquistou o primeiro ouro do Brasil na história do Tiro Esportivo nos Jogos Parapan-Americanos, com 210.3 pontos.

Brasil faz dobradinha na carabina de ar misto 10m

Depois de terminar a classificatória da carabina de ar misto 10m em terceiro e quarto lugares, Alexandre Galgani e Bruno Kiefer foram beneficiados com uma desclassificação. A americana Jazmin Almlie, que tinha terminado a primeira fase da competição na liderança, foi eliminada após a pesagem de sua arma. que não chegou ao mínimo exigido. Com isso, Alexandre passou para a segunda posição e Bruno virou o terceiro.

Alexandre Galgani na final da carabina de ar 10m (Rodolfo Vilela/rede do esporte. gov.br)

Na decisão, após a primeira série de disparos, Alexandre Galgani e a americana McKenna Dahl terminaram empatados com 52.3 pontos. Bruno Kiefer foi o quarto, com 50.3. Na segunda série, a atiradora dos Estados Unidos conseguiu abrir um pouco de vantagem e terminou com 104.9 contra 104.2 de Alexandre. Já Bruno seguiu na quarta posição, agora com 102.2 pontos feitos.

Na primeira rodada eliminatória, Alexandre Galgani conseguiu dois excelentes disparos, assumindo a liderança com 146.7, abrindo 0.4 de vantagem para McKenna Dahl. Bruno Kiefer passou pela rodada na quarta colocação com 143.3 pontos. Na tentativa seguinte, o Brasil colocou dois atletas entre os três primeiros.

Bruno Kikefer na decisão dos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Rodolfo Vilela/rede do esporte. gov.br)

Com um 10.3, Bruno Kiefer ultrapassou o adversário colombiano e assumiu a terceira posição, com 156.9. Alexandre conseguiu se manter na ponta com 159.3. Restando apenas quatro atletas, os dois brasileiros estavam vivos na disputa, com Galgani em segundo, com 187.7, e Kiefer em terceiro, com 185.3.

Com o pódio garantido restava saber a cor da medalha. Com dois disparos abaixo do que vinha fazendo nas fases anteriores, Bruno Kiefer ficou um pouco para trás e terminou com 225.6 pontos, ficando com a medalha de bronze. Na disputa do ouro, Alexandre cortou um pouco a vantagem de McKenna Dahl, mas não o suficiente para ficar com o ouro. Terminando sua participação com 250.2, o brasileiro foi prata e a americana acabou com o ouro, com 251.2 pontos, fechando o primeiro pódio da história do Tiro Esportivo em Jogos Parapan-Americanos.

(Rodolfo Vilela/rede do esporte. gov.br)

Mais em Parapan 2019