Siga o OTD

Parapan 2019

Onde as modalidades do Brasil estariam no quadro de medalhas

Absoluto no Parapan de Lima 2019, Brasil bateu todos os recordes e algumas modalidades mais destacadas somaram mais medalhas que países.

Hector Vivas /Lima 2019

Um domínio total, recordes e a melhor participação de um país em parapans. Assim foi o desempenho do Brasil no Parapan de Lima 2019. Mas e se as mais destacadas modalidades que conquistaram medalhas para o Brasil fossem países, aonde elas ficariam no quadro de medalhas?

Por exemplo, a natação brasileira alcançou a incrível marca de 127 medalhas no Parapan de Lima, sendo 53 de ouro. Se fosse um país, a natação brasileira só perderia em ouros para os Estados Unidos e para México, ficando no terceiro lugar geral.

Por sua vez, o atletismo do Brasil somou 82 medalhas no Parapan de Lima, com 33 douradas. Este desempenho garantiria o 5º lugar, ficando logo atrás da Colômbia.

O tênis de mesa brasileiro somou 24 medalhas, sendo nove ouros. Para se ter uma ideia, o Chile somou 11 ouros. E o halterofilismo com 6 ouros ficaria na frente do próprio país anfitrião. O Peru terminou com cinco ouros no total. O badminton e o judô, com quatro ouros cada, ganhariam da Venezuela e do Uruguai no quadro de medalhas.

Com estes desempenhos, quatro recordes foram batidos com a campanha dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. O Brasil superou a sua própria melhor campanha de Toronto: em total de medalhas (257) e em número de ouros (109). Agora, conseguiu a melhor campanha da história da competição: bateu México na edição disputada em casa, em 1999, que tinha 121 ouros e 307 medalhas no total. Vamos aos números finais do Brasil na edição de 2019: 308 medalhas, 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Parapan 2019