Siga o OTD

Tóquio 2020

Ana Sátila termina em 10º, mas faz resultado histórico no Japão

Ana Sátila se torna a 1ª mulher do Brasil a disputar uma final olímpica na canoagem slalom e termina em 10º lugar

Ana Sátila
Wander Roberto/COB

Ana Sátila escreveu mais uma vez seu nome na história da canoagem slalom do Brasil. Nesta quinta-feira (29), a atleta de 25 anos não conseguiu manter o bom desempenho e terminou a final do C1 feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio na 10ª colocação. No entanto, ela se tornou a primeira mulher do Brasil a disputar uma final olímpica da modalidade e faz o melhor resultado feminino do país na história das Olimpíadas.

“Estava me sentindo tão preparada. Antes eu estava muito feliz de fazer a final, de ser a primeira mulher, de estar entre as dez melhores dos Jogos Olímpicos. E eu dei o meu melhor. A penalidade que tive foi tentando alcançar a medalha. Sabia que já tinha cometido alguns erros e tentei melhorar, mas a penalidade me custou muito. Estou muito decepcionada. É muito difícil. Durante essa temporada, venci desafios gigantes. Nem imaginava que ia estar aqui, então chegar na final e ter representado o meu país foi muito legal. Não estou feliz com o resultado, mas agora é olhar para frente e recuperar o quanto antes”, disse a brasileira.

Na semifinal, Ana Sátila foi a 15ª atleta a descer pelo percurso e começou com um ritmo muito forte. Se concentrando em não cometer penalidades, a brasileira foi consistente durante toda a prova. Buscando passar pelos portões com 100% de certeza, Ana soube “jogar” com o tempo que tinha e se garantiu na decisão do C1 nos Jogos Olímpicos de Tóquio com a terceira melhor marca, ao terminar a prova com a marca de 114.27s. Antes disso, Ana Sátila havia garantido vaga na semifinal no dia anterior com o quatro melhor tempo da prova.

+ Confira TUDO sobre a disputa da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Na grande final, entratanto, Ana Sátila não conseguiu manter o desempenho. Ela começou bem a prova, mas recebeu a primeira penalidade ao tocar na porta 7. Na sequência, ela lutou muito contra a forte correnteza, mas acabou perdendo a 22ª porta, o que gera uma penalidade ainda maior, de 50s. Com isso, a brasileira ficou com a última colocação da final, com o tempo de 164s71.

Wander Roberto/COB

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Por fim, a grande campeã do C1 feminino foi a australiana Jessica Fox, com tempo final de 105s04. Além disso, vale lembrar que Ana Sátila também competiu no K1 feminino, mas acabou ficando sem vaga na grande final.

Mais em Tóquio 2020