Siga o OTD

Paris 2024

Exigente, Viviane Pereira quer Paris-2024 para ficar satisfeita

Viviane Pereira foi bronze em Santiago-2023 e busca garantir vaga em Paris para, enfim, se sentir satisfeita no boxe

Foto: Miriam Jeske/COB

O primeiro Pré-Olímpico mundial de boxe já vai começar no próximo dia 29 de fevereiro em Busto Arsizio, Itália. O Brasil terá quatro atletas em busca de um vaga para a disputa dos Jogos de Paris. A representante feminina é Viviane Pereira, atleta da categoria 75kg feminino. Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ela ainda corre atrás de uma conquista que realmente a satisfaça. A vaga olímpica e um pódio em Paris podem, enfim, surtir esse efeito na exigente boxeadora.

Início no boxe

Viviane Pereira conheceu o esporte por meio do técnico Genilson Alves, quando ele apresentou o boxe no seu colégio em São Felipe, na Bahia. Ela viu o treinador com uma atleta fazendo manopla (um exercício de soco com luva e protetor de mãos), o que encantou a garota imediatamente. “Eu achei lindo e falei ‘quero fazer igual’”, relembrou. Aos 14 anos, Viviane precisou de autorização da mãe para começar a fazer boxe e não parou mais.

“Eu falo que o boxe que me chamou, não fui eu que chamei o boxe”, contou a atleta. Ela ingressou no esporte ao lado dos irmãos, mas logo viu eles desistindo. Mesmo assim, Viviane seguiu firme até o seu primeiro Campeonato Brasileiro, e em 2018 recebeu o convite para ingressar na seleção brasileira. Na época, ela lutava na categoria até 60kg e tinha dificuldades para manter o peso. Depois de seis meses, deixou a equipe olímpica, mas não desistiu. Voltou a ser convocada em 2020, agora na categoria até 75kg e não saiu mais.

Equipe Olímpica Permanente de boxe

Na seleção brasileira, Viviane teve enfim a possibilidade de se dedicar 100% ao boxe. Antes, na Bahia, ela se dividia na rotina de trabalhadora como diarista pela manhã, estudante no período da tarde e atleta à noite. “Mudou tudo! Além de ter uma vida melhor, pude ajudar a minha família. Não só em bens materiais, mas como pessoa, sinto que evolui bastante.”

Com a convocação, a CBBoxe oferece à atleta toda a estrutura para Viviane se manter entre as melhores do Brasil e do continente. “Eu tenho tudo: casa, alimentação, nutricionista, fisioterapeuta, massoterapeuta, médico… Além disso, tem os técnicos que são excelentes, que tratam a gente muito bem e estão dispostos a nos ajudar no que precisamos, tanto no esporte como fora dele”.

Viviane Pereira foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, mas não ficou satisfeita. “Eu sou muito exigente. Então, para mim, ainda não chegou o momento porque qualquer conquista que eu tenho ou algum objetivo que alcanço, eu quero mais”. Quem sabe a conquista da vaga olímpica e o sonhado pódio olímpico possam satisfazer a lutadora. “Chegar na Olimpíada, para mim, vai ser uma conquista, ainda mais se pegar uma medalha”, falou decidida. Viviane segue em training camp em Assisi, na Itália, e parte para Busto Arsizio para buscar sua vaga em Paris. “Minhas colegas de treino já conseguiram cinco vagas e eu quero ser a sexta brasileira a ir para a Olimpíada”, finalizou a boxeadora.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

NOME COMPLETO: Viviane dos Santos Pereira
CATEGORIA: 75kg
DATA DE NASCIMENTO: 27/08/1999
LOCAL DE NASCIMENTO: Brasília/DF
ALTURA: 1,71m
PRINCIPAIS CONQUISTAS: Medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023; vice-campeã do Golden Belt de Marrakech de 2023; bronze no Continental das Américas de 2022; e bicampeã brasileira
INSTAGRAM: @vivi_tanque75kg

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paris 2024