Siga o OTD

Paris 2024

Natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras neste guia olímpico completo

Guia Olímpico da natação em Paris-2024 / na foto, Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Natação feminina e masculina. Treino da seleção feminina e masculina de natação no Tokyo Aquatics Centre. Marcelo Chierighini, Fernando Scheffer, Guilherme Costa e Stephanie Balduccini. Foto de Júlio César Guimarães/COB.
(Foto: Tóquio-2020 / Júlio César Guimarães/COB)

A natação é um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, participando inicialmente já em Atenas 1896. Os Estados Unidos foram a melhor nação em 19 das 29 edições olímpicas, dominando o esporte desde Antuérpia 1920. Mas curiosamente, nenhuma prova foi disputada em todos os anos, especialmente por causa de Paris 1900, cujas provas inclusive foram no Rio Sena. O Brasil subiu ao pódio 15 vezes, levando um ouro, quatro pratas e dez bronzes. Desde Moscou 1980, apenas em Seul 1988 e Rio 2016, zeramos nas piscinas olímpicas. Confira todos os detalhes da natação no nosso guia olímpico.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nos últimos 100 anos, os EUA perderam apenas em 1932 e 1936 para o Japão, em 1956 para a Austrália e, finalmente, em 1980 e 1988 para a Alemaha Oriental. Mas a Austrália está bem forte e busca interromper o domínio norte-americano. No entanto, a grande atração pode ser o fenômeno canadense Summer McIntosh, que terá apenas 17 anos em Paris-2024. Pelo Brasil, Fernando Scheffer e Bruno Fratus buscarão retornar ao pódio, mas olho também em Guilherme Costa, o Cachorrão.

Ficha Técnica

Atletas: 852
Eventos: 35
Vagas Preenchidas: em breve
Países Classificados: em breve
Atletas Convocados: 0
Alocação das Vagas: Nominal, mas Comitê Olímpico Nacional pode escolher atletas se mais de dois conseguirem vaga
Última Atualização do Guia Olímpico: 22/07/2023

Local de Disputa do Natação nos Jogos Olímpicos de Paris

Arena 92 (Nanterre)

As provas de natação serão disputadas na Paris La Défense Arena, em Nanterre. A cidade fica na região metropolitana de Paris, mas é próxima do centro da cidade, sendo conhecida como sede da Universidade de Paris X A arena é a casa do clube de rúgbi Nanterre 92. A arena não só sediará a natação, mas também as finais do pólo aquático.

O Comitê Olímpico Organizador proibe o uso de nomes de patrocinadores externos ao COI, e dessa forma o Comitê Organizador adotará temporariamente o nome de Arena 92 durante os jogos. O número faz referência ao código da região de Nanterre, uma forma comum na França de se identificar as cidades e regiões.

As estações mais próximas são “Nanterre Préfecture” e “La Défense – Grande Arche”, ambas integrantes da linha de trem rápido RER A. Esta última estação também é servida pela linha 1 de metrô, as linhas de trem Train L e Train U que ligam o metrô a Île-de-France e finalmente a linha de bonde Tranway T2. Nanterre, aliás, é habitada por muitos cidadãos de ascendência portuguesa. Portanto, não se espante de ouvir português lusitano no caminho da competição!

Classificação Olímpica da Natação em Paris-2024

O formato de classificação segue com dois índices, assim como foi em Tóquio-2020. O Olympic Qualification Time (OQT) e Olympic Consideration Time (OCT) podem ser alcançados na janela olímpica, entre 01 de março de 2023 e 23 de junho de 2024. O OQT é o tempo alcançado pelo 14º lugar nas eliminatórias em Tóquio 2020, enquanto o OCT é o OQT acrescido de 0,5%. 

Todos atletas que alcançarem o OQT, que pode ser considerado como Índice A se classificam, desde que estabelecidos um limite de duas classificações por país no mesmo evento. Cada país poderá inscrever 2 atletas com OQT ou 1 atleta com OCT, o popular Índice B, em cada prova, mas levar um time de no máximo 26 homens e 26 mulheres.

Guia Olímpico de paris-2024 índice olímpico para jogos olímpicos de paris 2024
(Foto: Divulgação/Fina)

Classificação olímpica dos revezamentos

Além disso, haverá a classificação para as sete provas de revezamento que funciona de um formato diferente. Cada um dos revezamentos terá 16 times, sendo que a final do Mundial de 2023, em Fukuoka decidirá as três primeiras vagas. Eventualmente, se houver empate pelo bronze, as duas seleções se classificam. As demais 13 (ou 12) vagas virão de um ranking, em que valerá os tempos nas eliminatórias e finais dos mundiais de 2023, bem como no mundial de 2024 em Doha. No caso de empate, haverá um nado extra, mas a data e local serão determinados de acordo com as confederações envolvidas.

A partir da definição dos times classificados, cada país poderá enfim montar sua lista de atletas, levando atletas que já se classificaram com índice. Cada país terá direito a levar atletas extras apenas para revezamento, assim chamados de relay-only. Para cada revezamento classificado, o país terá então 2 convites para “atletas de revezamento”, com limite de 12, mesmo no caso de classificação para os sete revezamentos. Estes atletas precisam definitivamente participar da prova de revezamento, seja nas eliminatórias ou na final; dessa forma, a equipe será desclassificada se algum atleta ficar de fora. A Federação Internacional de Esportes Aquáticos ainda abriu uma brecha para eventuais times convidados mesmo sem índices, podendo ser eventualmente uma referência à Equipe de Refugiados.

Todos países estarão representados na piscina de Paris

Todos os países que participarão das Olimpíadas de Paris 2024 poderão inscrever um homem e uma mulher, mesmo que não tenham alcançado nenhum dos índices, via princípio de Universalidade. A partir daí, a Federação Internacional somará então quantos atletas alcançaram os índices. Se não tiver 852 participantes, atletas com OCT serão convidados, mas apenas dessa forma.

No caso de ter 28 ou mais espaços disponíveis, serão convidados portanto 1 atleta por prova, excluíndo atletas de países que já tenham dois atletas individuais classificados ou um atleta com OQT classificado. No caso de um atleta ser o convidado para 2 ou mais provas, ele será convidado e os próximos atletas em todos eventos também, desde que não ultrapasse as 852 vagas. O processo acontecerá até chegar em 825 vagas, ou seja faltar 27 ou menos vagas. Neste caso, a Federação chamará enfim os atletas necessários a partir de um ranking com os próximos atletas, tendo várias previsões em caso de empates.

Seletivas Nacionais

Em geral, as principais potências da natação organizam métodos específicos para selecionar os seus representantes. Aos poucos vamos atualizando aqui a medida que mais confederações avisam seus processos qualificatórios.

Austrália-
Brasil- Seletiva de 2024 tem prioridade; em seguida quem fizer índice no Mundial de 2023 e 2024 (eliminatórias, semi e final); Troféu José Finkel, Jogos Pan-Americanos, Mundial Juvenil e Jogos Mundiais Universitários (final A). Índices em revezamento apenas se o atleta não disputar a prova individual. Pode ser convocado um 5º nome para os revezamentos. Todos tem que fazer final A na Seletiva para carimbar a vaga (ausências por razões médicas serão aceitas).
Canadá– Seletiva em 2024, em ordem de prioridade: 1- 2 melhores por prova na seletiva de 2024, se fizerem OQT; 2, 3, 4- atletas para revezamento; 5- top-2 na prova que tenham feito índice OQT na janela olímpica; 6-se ainda tiver vagas disponíveis, um nadador com índice OCT em eventos sem atletas, e que tenha vencido a prova com um tempo no máximo 1% mais lento que o melhor tempo alcançado na janela olímpica
Estados Unidos
Irlanda- Apenas tempos no Mundial de 2023, 2024 e no Aberto Irlandês 2024
Itália- Medalhistas no Mundial de 2023; Tempo de Qualificação Italiano (mais restrito que o OQT) no Nacional de Inverno em dezembro de 2023 ou no Nacional de Primavera em abril de 2024.
Polônia- Somente atletas que conseguirem índice depois de 15 de maio de 2023
Reino Unido– Máximo de 30 atletas. Vagas baseadas na seletiva britânica no início de abril em Londres. Para garantir seleção, o campeão de cada evento precisa fazer o Tempo de qualificação Britânico (BQT), correspondente a vaga na Final do Mundial de 2023. Se houver vagas disponíveis, o medalhista de prata pode ser considerado desde que tenha feito o BQT.

Chances Brasileiras

Nos últimos anos, o Brasil tem enfim adotado o processo de seletiva única para determinar a equipe, usando o OQT como índice na prova. Dessa forma, também rejeita a inscrição de atletas com OCT mesmo em provas que não tenha nenhum atleta garantido. Ainda que os atletas tenham cada vez mais reclamado do modelo de seletiva única, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda não deu mostras que vai mudar o modelo.

Vagas em Disputa da natação em Paris-2024

Provas Femininas

50m livre (19)- Austrália (2+), Canadá (1), China (2), Dinamarca (1), Eslovênia (1), Estados Unidos (2+), França (2), Hong Kong (1), Países Baixos (2), Polônia (2)*, Reino Unido (1), Suécia (2)
100m livre (14)- Austrália (2+), China (2+), Estados Unidos (2+), França (2), Hong Kong (1), Países Baixos (1), Reino Unido (2), Suécia (2)
200m livre (17)- Alemanha (1), Austrália (2+), Bélgica (1), Brasil (1, Maria Fernanda Costa)*, Canadá (1), China (2+), Estados Unidos (2+), Hong Kong (1), Hungria (1), Nova Zelândia (1), Países Baixos (1), Reino Unido (2+), Tchéquia (1)
400m livre (18)- Alemanha (2), Austrália (2+), Bélgica (1), Brasil (2, Gabrielle Roncatto, Maria Fernanda Costa)*, Canadá (2), China (2+), Estados Unidos (2+), Hong Kong (1), Hungria (1), Itália (1), Japão (1), Nova Zelândia (2), Reino Unido (1), Tchéquia (1)
800m livre (11)Alemanha (1), Austrália (2+), China (1), Estados Unidos (2+), França (1), Hungria (1), Itália (1), Nova Zelândia (2+)
1500m livre (11)Alemanha (2), Austrália (2), Brasil (1*), China (2), Estados Unidos (2+), França (1), Itália (1)
100m borboleta (18)África do Sul (1), Alemanha (1), Austrália (2+), Bósnia e Herzegovina (1), Canadá (2), China (+2), Estados Unidos (2+), França (1), Grécia (1), Japão (2+), Suécia (2), Tchéquia (1),
200m borboleta (13)Austrália (2+), Bósnia e Herzegovina (1), Canadá (1), China (2+), Dinamarca (1), Estados Unidos (2+), Japão (2), Reino Unido (2+)
100m costas (18) Austrália (2+), Belarus (1), Bélgica (1), Canadá (2), China (2+), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (2+), Países Baixos (2), Reino Unido (2), Suécia (1)
200m costas (24)Austrália (2+), Belarus (1), Bulgária (1), Canadá (2+), China (2), Coreia do Sul (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (1), Hong Kong (1), Hungria (2), Itália (1), Japão (2), Polônia (2), Portugal (1), Reino Unido (2+)
100m peito (23)- África do Sul (1), Alemanha (1), Argentina (1), Belarus (1), Canadá (2+), China (2), Estados Unidos (2+), Estônia (1), Hong Kong (1), Irlanda (1), Itália (2+), Japão (2), Lituânia (2), Países Baixos (1), Polônia (1), Singapura (1), Suécia (1)
200m peito (14)- África do Sul (2), Austrália (2), Canadá (2), China (1), Dinamarca (1), Estados Unidos (2), Japão (2), Lituânia (1), Países Baixos (1),
200m medley (20)- África do Sul (1), Austrália (2), Canadá (2+), China (2), Coreia do Sul (1), Estados Unidos (2+), França (1), Hungria (1), Irlanda (1), Israel (1), Itália (1), Japão (2+), Países Baixos (1), Reino Unido (2)
400m medley (14)Austrália (1), Canadá (2+), China (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (1), Israel (1), Itália (1), Japão (2), Reino Unido (2)
4x100m livre (3/16 equipes)- Austrália (+2), Estados Unidos (+2), China (+2), Brasil (+2), Canadá (+2), Dinamarca (+2), Eslovênia (+2), França (+2), Hong Kong (+2), Hungria (+2), Itália (+2), Japão (+2), Países Baixos (+2), Polônia (+2), Reino Unido (+2), Suécia (+2)
4x200m livre (3/16 equipes) Austrália (+2), Estados Unidos (+2), China (+2), Alemanha (+2), Brasil (+2), Canadá (+2), Espanha (+2), França (+2), Hungria (+2), Israel (+2), Itália (+2), Japão (+2), Nova Zelândia (+2), Países Baixos (+2), Reino Unido (+2), Turquia (+2)
4x100m medley (3/16 equipes)- Estados Unidos (+2), Austrália (+2), Canadá (+2), Alemanha (+2), China (+2), Dinamarca (+2), França (+2), Hong Kong (+2), Irlanda (+2), Itália (+2), Japão (+2), Países Baixos (+2), Polônia (+2), Reino Unido (+2), Singapura (+2), Suécia (+2)

Provas Masculinas

50m livre (31)- Aruba (1), Austrália (2+), Canadá (1), China (1), Coreia do Sul (1), Estados Unidos (2+), França (2), Grécia (2), Hong Kong (1), Hungria (1), Ilhas Cayman (1), Israel (2), Itália (2), Noruega (1), Países Baixos (1), Portugal (2), Reino Unido (2), Sérvia (1), Singapura (1), Suécia (1), Suriname (1), Trinidad e Tobago (1), Ucrânia (1)
100m livre (25)- Austrália (2+), Brasil (2, Guilherme Caribé e Marcelo Chierighini)*, Canadá (1), China (2+), Coreia do Sul (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (2), Hungria (1), Ilhas Cayman (1), Israel (1), Itália (2+), Japão (1), Portugal (1), Reino Unido (2+), Romênia (1), Sérvia (1), Trinidad e Tobago (1)
200m livre (20)- Alemanha (2), Austrália (2+), Áustria (1), Brasil (1), China (2), Coreia do Sul (2+), Estados Unidos (2+), Israel (1), Itália (1), Japão (2), Lituânia (1), Reino Unido (2+), Romênia (1)
400m livre (25)- Alemanha (2+), Austrália (2+), Áustria (1), Bélgica (1), Brasil (1, Guilherme Costa), Bulgária (1), China (2), Coreia do Sul (1), Estados Unidos (2), França (2), Hungria (1), Irlanda (1), Itália (2+), Lituânia (1), Suécia (1), Suíça (1), Tunísia (1), Ucrânia (1), Venezuela (1)
800m livre (31)- Alemanha (2+), Austrália (2), Áustria (1), Brasil (1, Guilherme Costa), Bulgária (1), China (2), Coreia do Sul (1), Egito (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (2+), Grécia (1), Hungria (2), Irlanda (1), Itália (2+), Noruega (2), Reino Unido (1), Romênia (1), Suécia (1), Tunísia (1), Turquia (1), Ucrânia (1), Venezuela (1), Vietnã (1)
1500m livre (23)- Alemanha (2+), Austrália (1), China (1), Egito (1), Espanha (1), Estados Unidos (2), França (2+), Hungria (2+), Irlanda (1), Itália (2), Noruega (1), Reino Unido (1), Romênia (1), Suécia (1), Tunísia (1), Turquia (2), Ucrânia (1)
100m borboleta (26)- África do Sul (2), Austrália (2), Áustria (1), Brasil (1), Bulgária (1), Canadá (2), China (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (1), Hungria (2), Israel (2), Japão (2+), Países Baixos (1), Polônia (1), Portugal (1), Reino Unido (2), Suíça (1)
200m borboleta (22)- África do Sul (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (1, Leonardo de Deus)*, Canadá (1), China (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), Estônia (1), França (1), Hungria (2), Itália (2+), Japão (2+), Polônia (2), Suíça (1), Taiwan (1), Ucrânia (1)
100m costas (27)- África do Sul (1), Alemanha (1), Austrália (2), Canadá (1), China (1), Coreia do Sul (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (2), Grécia (2), Hungria (2+), Itália (2), Japão (1), Nova Zelândia (1), Polônia (1), Portugal (1), Reino Unido (2), Suíça (1), Tchéquia (1), Ucrânia (1)
200m costas (24)- África do Sul (1), Austrália (2), China (1), Coreia do Sul (1), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (2+), Grécia (2), Hungria (2+), Itália (2+), Japão (2+), Países Baixos (1), Polônia (1), Reino Unido (2+), Suíça (1), Ucrânia (1)
100m peito (16)- Alemanha (2), Austrália (1), Belarus (1), China (2), Coreia do Sul (1), Estados Unidos (2+), Itália (2+), Países Baixos (2), Quirguistão (1), Reino Unido (1), Turquia (1)
200m peito (16)- Austrália (1), China (2), Estados Unidos (2+), Finlândia (1), França (2), Islândia (1), Japão (2+), Lituânia (1), México (1), Países Baixos (2), Suécia (1)
200m medley (15)- África do Sul (1), Austrália (1), Canadá (1), China (2), Espanha (1), Estados Unidos (2+), França (1), Hungria (1), Itália (1), Japão (2), Reino Unido (2)
400m medley (10)- Austrália (1), China (1), Estados Unidos (2+), França (1), Itália (1), Japão (2+), Nova Zelândia (1), Reino Unido (1)
4x100m livre (1/16 equipes)- Austrália (+2), Itália (+2), Estados Unidos (+2), Alemanha (+2), Brasil (+2), Canadá (+2), China (+2), Espanha (+2), França (+2), Grécia (+2), Hungria (+2), Israel (+2), Japão (+2), Reino Unido (+2), Sérvia (+2), Suécia (+2)
4x200m livre (1/16 equipes)- Reino Unido (+2), Estados Unidos (+2), Austrália (+2), Alemanha (+2), Brasil (+2), Canadá (+2), China (+2), Coreia do Sul (+2), Espanha (+2), França (+2), Grécia (+2), Israel (+2), Itália (+2), Japão (+2), Lituânia (+2), Suíça (+2)
4x100m medley (1/16 equipes)- Estados Unidos (+2), China (+2), Austrália (+2), Alemanha (+2), Áustria (+2), Canadá (+2), Coreia do Sul (+2), Espanha (+2), França (+2), Irlanda (+2), Itália (+2), Japão (+2), Países Baixos (+2), Polônia (+2), Reino Unido (+2), Suíça (+2)

Prova mista

4x100m livre – China (+0), Austrália (+0), Estados Unidos (+0), Alemanha (+2), Brasil (+2), Canadá (+0), Coreia do Sul (+2), França (+0), Grécia (+2), Israel (+2), Itália (+0), Japão (+0), Países Baixos (+2), Polônia (+2), Reino Unido (+0), Suécia (+2)

*Os países não aceitarão estes índices devido a critérios mais fortes de seleção

Formato da Competição

Todas provas de 50m, 100m e 200m serão disputadas em eliminatórias/semifinais/finais. Os 16 melhores das eliminatórias na parte da manhã se classificam para as semifinais que são disputadas na mesma noite. Os oito melhores, então, se classificam para as finais, na noite seguinte.

Revezamentos e provas acima de 400m, 800m e 1500m serão disputadas no sistema de eliminatórias/finais, com apenas os oito melhores se classificando diretamente para as finais. As finais dos revezamentos e 400m serão disputadas no mesmo dia, enquanto as de 800m e 1500m serão no dia seguinte, possibilitando desta maneira o descanso dos atletas.

Programação dos Jogos Olímpicos – Natação em Paris 2024

Em Breve.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024