Siga o OTD

Paris 2024

Boxe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Austrália fatura 12 das 13 vagas da Oceania, enquanto Samoa garante primeiro atleta em Paris-2024 nos Jogos do Pacífico. Brasil já tem 9 atletas classificados. Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras neste guia completo

Delegação do boxe comemorar a melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos
Tóquio 2020 - Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

O boxe faz parte do programa olímpico desde 1904, e assim, fará sua 27ª participação nos Jogos Olímpicos em Paris 2024. Só não foi disputado em Estocolmo 1912 porque as leis suecas proibiam o esporte. A princípio foi um esporte inteiramente masculino, até Londres 2012. Até então, o Brasil já ganhou 2 ouros, 2 pratas e 4 bronzes na história. Confira então todos os detalhes do boxe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste guia olímpico completo preparado pelo Olimpíada Todo Dia.

Ficha Técnica

  • Atletas/Vagas: 248
  • Eventos: 13
  • Vagas Preenchidas: 139
  • Países Classificados: 49
  • Alocação das Vagas: nominal
  • Última atualização do Guia Olímpico: 08/12/2023 (4ª versão, após Jogos do Pacífico)

Classificação Olímpica do Boxe em Paris 2024

A luta mais importante para o boxe olímpico atualmente é fora dos ringues. A Associação Internacional de Boxe (IBA) foi a responsável pelo maior pé-de-guerra com o Comitê Olímpico Internacional nos últimos anos. Questões sobre corrupção e governança na entidade levaram eventualmente o COI a formar um grupo específico para organizar a qualificação olímpica para Tóquio 2020 e o mesmo está acontecendo rumo a Paris. 

Além disso, após ganhar uma eleição contestada sem seus principais opositores em 2022, o presidente Umar Kremlev sedimentou seu poder ao vencer de lavada uma eleição sobre a necessidade de novas eleições. Russo, ele ampliou a participação da Gazprom, estatal de gás russa na federação e dessa forma cada vez mais opera da Rússia, e não da sede oficial em Lausanne, na Suíça.

O boxe é o único esporte que permite atualmente atletas russos e belarrussos de não só disputarem (como sempre fez o tênis), mas com suas bandeiras e hinos nacionais. Tudo isso gerou um boicote de várias nações aliadas à Ucrânia ao Mundial Feminino, disputado em Nova Delhi em março de 2023, e da mesma forma ao Mundial Masculino, em Tashkent, Uzbequistão. Em seguida, a IBA dobrou a aposta e afirmou ser a responsável pelo processo de qualificação olímpica, em que os 56 finalistas garantiriam vaga em Paris 2024. Mas faltou avisar o COI e ao Comitê Organizador de Paris 2024.

Além disso tudo, declarações desastrosas do presidente da IBA durante um congresso em Brasília foram a gota d’água. O Comitê Executivo do COI recomendou uma desfiliação da entidade e finalmente os membros do COI expulsaram a IBA de seus quadros no fim de junho. Ainda não há um reconhecimento de nenhuma entidade, e por isso o COI irá novamente organizar os jogos de Paris através de uma força-tarefa

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Enfim, esse longo preâmbulo mostra que a situação do boxe pode mudar a qualquer momento e o esporte hoje é uma das maiores dúvidas para Los Angeles 2028. Apesar disso, na mesma reunião do COI, foi garantida a participação do esporte por mais um ciclo olímpico. Ainda está em dúvida se ameaças da IBA em proibir árbitros e oficiais de participar dos campeonatos do COI terá algum efeito, ou finalmente, se alguma federação boicotará os eventos pré-olímpicos.

Serão 13 categorias, 7 masculinas e 6 femininas, porém com número igual de atletas no total: 124 homens e 124 mulheres, 248 no total. As categorias femininas são: 50kg, 54kg, 57kg, 60kg, 66kg, e 75kg; enquanto as categorias masculinas são 51kg, 57kg, 63,5kg, 71kg, 80kg, 92kg e acima de 92kg. O formato classificatório começa com pré-olímpico continentais, e posteriormente terá dois pré-olímpicos mundiais para os atletas que não conseguirem vaga. Além disso, a França tem direito a 6 vagas como país sede e outras nove vagas de universalidade serão oferecidas pela comissão tripartite.

Calendário de Eventos Pré-Olímpicos do Boxe

Em seguida, estão os torneios que darão vaga tanto no masculino quanto no feminino aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O número específico de vagas varia de acordo com a categoria, e você pode ver na tabela abaixo.

  • Jogos Europeus de 2023, em Cracóvia, Polônia, de 23 de junho a 2 de julho de 2023. Vale 22 vagas no feminino e 22 no masculino;
  • Pré-Olímpico Africano, em Dakar, Senegal, de 9 a 15 de setembro de 2023. Vale 11 vagas no feminino e 7 no masculino;
  • Jogos Asiáticos de 2022, em Hangzhou, China, de 23 de setembro a 8 de outubro de 2023. Vale 20 vagas no feminino e 14 no masculino;
  • Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro de 2023. Vale 16 vagas no feminino e 14 no masculino;
  • Jogos do Pacífico de 2023, em Honiara, Ilhas Salomão, de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023. Vale 6 vagas no feminino e 7 vagas no masculino;
  • 1º Pré-Olímpico Mundial- Primeiro trimestre de 2024, mas sem local e data definido. Vale 21 vagas no feminino e vagas 28 no masculino;
  • 2º Pré-Olímpico Mundial- Segundo trimestre de 2024, mas sem local e data definido. Distribui 23 vagas no feminino, e 28 vagas no masculino.

Distribuição de vagas no boxe

Estas são as vagas de acordo com cada categoria e torneio na categoria feminina. Nos Jogos Pan-Americanos, as semifinalistas da 57kg e 60kg garantem vaga, enquanto as finalistas de 50kg, 54kg, 66kg e 75kg vão para Paris. A França teria direito a 3 vagas como país-sede por gênero, mas já conseguiu três vagas no feminino e quatro no masculino no pré-olímpico europeu. Dessa forma, o segundo pré-olímpico mundial distribuirá o número máximo de vagas de acordo com a tabela abaixo.

Em seguida, confira abaixo as vagas de acordo com cada categoria e torneio na categoria masculina. Os Jogos Pan-Americanos será o pré-olímpico das Américas e portanto, os finalistas de todas as sete categorias garantem vaga em Paris. França tem direito a 3 vagas como país-sede por gênero, mas se conseguir seja no europeu ou no primeiro pré-olímpico, as vagas serão realocadas para o segundo pré-olímpico mundial.

Vagas para os Jogos Olímpicos

Torneio Feminino

50kg feminino (13/22)
África- Roumaysa Boualam (Argélia), Yasmine Moutaqui (Marrocos)
Américas- Caroline Almeida (Brasil)Jennifer Lozano (EUA)
Ásia- OYUNTSETSEG Yesugen (Mongólia), WU Yu (China), Chuthamat RAKSAT (Tailândia), Zareen NIKHAT (Índia)
Europa-Buse Naz ÇAKIROGLU (Turquia), Giordana SORRENTINO (Itália), Laura FUERTES FERNANDEZ (Espanha), Wassila LKHADIRI (França)
Oceania- Monique SURACI (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
Universalidade- 1 vaga

54kg feminino (13/22)
África- Widad Bertal (Marrocos), Yomna Ayyad (Egito)
Américas-Yeni Areas (Colômbia) Tatiana CHAGAS (Brasil)
Ásia- Preeti (Índia), CHANG Yuan (China), PANG Cholmi (Coreia do Norte), Nigina UKTAMOVA (Uzbequistão)
Europa- Stanimira PETROVA (Bulgária), Lenuta Lacramioara PERIJOC (Romênia), Charley-Sian Taylor DAVISON (Reino Unido), Hatice AKBAS (Turquia)
Oceania- Tiana ECHEGARAY (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
Universalidade- 1 vaga

57kg feminino (15/22)
África- Khouloud Hlimi (Tunísia), Marcelat Sakobi Matshu (RD Congo)
Américas- Valeria Arboleda (Colômbia), Ashleyann Lozada Motta (Porto Rico), Omailyn Alcalá (Venezuela), Jucielen Romeu, (Brasil)
Ásia- Parveen (Índia), LIN Yu Ting (Taiwan), Karina IBRAGIMOVA (Cazaquistão), Mijgona SAMADOVA (Tajiquistão)
Europa- Svetlana Kamenova STANEVA (Bulgária), Irma TESTA (Itália), Michaela WALSH (Irlanda), Amina ZIDANI (França)
Oceania- Tina RAHIMI (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial-2 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
Universalidade- 1 vaga

60kg feminino (15/22)
África- Hadjila Khelif (Argélia), Cynthia Temitayo Ogunsemilore (Nigéria)
Américas- Angie Paola Valdés Pana (Colômbia), María José Palacios (Equador), Jajaira Gonzalez (EUA) Beatriz FERREIRA (Brasil)
Ásia- Thananya SOMNUEK (Tailândia), WON Ungyong (Coreia do Norte), WU Shihyi (Taiwan), YANG Wenlu (China)
Europa- Kellie HARRINGTON (Irlanda), Estelle MOSSELY (França), Gizem ÖZER (Turquia), Natalia SHADRINA (Sérvia)
Oceania- Tyla MCDONALD (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 3 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 3 vagas
Universalidade- 1 vaga

66kg feminino (11/20)
África- Alcinda Panguana (Moçambique), Imane Khelif (Nigéria)
Américas- Bárbara dos Santos (Brasil), Morelle McCane (EUA)
Ásia- Janjaem SUWANNAPHENG (Tailândia), YANG Liu (China)
Europa- HÁMORI Anna Luca (Hungria), Oshin DERIEUW (Bélgica), Rosie Joy ECCLES (Reino Unido), Busenaz SÜRMENELI (Turquia)
Oceania- Marissa WILLIAMSON (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
Universalidade- 1 vaga

75kg feminino (8/16)
África- Kadiija El- Mardi (Marrocos)
Américas- Tammara Thibeault (Canadá); Atheyna Bylon (Panamá)
Ásia- LI Qian (China), Lovlina BORGOHAIN (Índia)
Europa- Davina-Myrha MICHEL (França), Aoife O’ROURKE (Irlanda)
Oceania- Caitlin PARKER (Austrália)
1º Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas

Torneio Masculino

51kg masculino (8/16)
África- Patrick Chinyemba (Zâmbia)
Américas- Michael Douglas Trindade (Brasil), Yunior Alcántara (República Dominicana)
Ásia- Thitisan PANMOT (Tailândia), Hasanboy DUSMATOV (Uzbequistão)
Europa- Billal BENNAMA (França), Samet GÜMÜS (Turquia)
Oceania- Yusuf CHOTHIA (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas

57kg masculino (10/18)
África- Dolapo Omole (Nigéria)
Américas- Jahmal Harvey (EUA), Saidel Horta (Cuba)
Ásia- Abdumalik KHALOKOV (Uzbequistão), HARADA Shudai (Japão)
Europa- Javier IBÁÑEZ DIAZ (Bulgária), Nebil Mahmud IBRAHIM (Suécia), Vasile USTUROI (Bélgica), José QUILES BROTONS (Espanha)
Oceania- Charlie SENIOR (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 3 vagas
Universalidade- 1 vaga

63,5kg masculino (10/20)
África- Jugurtha Ait Bekka (Argélia)
Américas- Wyatt Sanford (Canadá), Miguel Ángel Martínez (México)
Ásia- LAI Chu En (Taiwan), BAATARSUKH Chinzorig (Mongólia)
Europa- Dean CLANCY (Irlanda), Sofiane OUMIHA (França), Lasha GURULI (Geórgia), KOVACS Richard (Hungria)
Oceania- Harry GARSIDE (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 5 vagas
Universalidade- 1 vaga

71kg masculino (10/20)
África- Omar Elawady (Egito)
Américas- José Rodríguez (Equador), Marco Verde (México)
Ásia- KAN Chia Wei (Taiwan), OKAZAWA Sewon (Japão)
Europa- Makan-Vie TRAORÉ (França), Vakhid ABBASOV (Sérvia), Nikolai TERTERYAN (Dinamarca), Tuğrulhan ERDEMIR (Turquia)
Oceania- Shannan DAVEY (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 5 vagas
Universalidade- 1 vaga

80kg masculino (10/18)
África- Abdelrahman Oraby (Egito)
Américas- Arlen López (Cuba), Wanderley Pereira (Brasil)
Ásia- TUOHETAERBIEKE Tanglatihan (China), Eumir Felix MARCIAL (Filipinas)
Europa- Oleksandr KHYZHNIAK (Ucrânia), Gabrijel VEOČIĆ (Croácia), Murad ALLAHVERDIYEV (Azerbaijão), Salvatore CAVALLARO (Itália)
Oceania- Callum PETERS (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 3 vagas
Universalidade- 1 vaga

92kg masculino (8/16)
África- Olaitan Olaore (Nigéria)
Américas- Keno Marley (Brasil), Julio César La Cruz (Cuba)
Ásia- HAN Xuezhen (China), Davlat BOLTAEV (Tajiquistão)
Europa- Jack MARLEY (Irlanda), Aziz Abbes MOUHIIDINE (Itália)
Oceania- Ato PLODZIKI-FAOAGALI (Samoa)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas

+92kg masculino (8/16)
África- Mourad Kadi (Argélia)
Américas- Abner Teixeira (Brasil), Joshua Timothy Edwards (EUA)
Ásia- Kamshybek KUNKABAYEV (Cazaquistão), Danabieke BAYIKEWUZI (Uzbequistão)
Europa- Mahammad ABDULLAYEV (Azerbaijão), Delicious Justin ORIE (Reino Unido)
Oceania- Teremoana TEREMOANA (Austrália)
1º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas
2º Pré-Olímpico Mundial- 4 vagas

Local de Disputa do Boxe nos Jogos Olímpicos de Paris

Em Breve.

Formato da Competição de Paris 2024

Em Breve.

Programação dos Jogos Olímpicos – Boxe em Paris 2024

Em Breve.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024