Siga o OTD

Boxe

Definidas as lutas das finais do Brasileiro Elite de boxe

Duelos emocionantes marcaram a sessão das semifinais do Campeonato Brasileiro Elite de boxe em Foz do Iguaçu

Keno Marley Machado está na final do Brasileiro Elite de boxe
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Estão definidos os últimos finalistas do Campeonato Brasileiro Elite de 2023. Nesta sexta-feira (11), os principais pugilistas do país entraram em ação pelas semifinais em 11 divisões do torneio que está sendo disputado em Foz do Iguaçu, no Paraná. As finais acontecem, neste sábado (12), nas 13 categorias olímpicas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A primeira final definida nesta sexta-feira foi a da categoria até 50kg feminino. Abrindo o dia, Victoria de Lima (SP) venceu Maria da Silva (SC) por RSC no terceiro round. Em seguida, foi a vez da medalhista mundial Caroline de Almeida (PE) vencer Yasmine Silva (BA) por 5 a 0, para garantir mais uma final de Campeonato Brasileiro.
+ Gilmara do Rosário leva mais um bronze no Mundial de paraciclismo
+ Brasil ganha medalha inesperada no Mundial de ciclismo
+ Fernando Romboli e Marcelo Zormann vão à final na Alemanha
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As semifinais da -54kg começou com um duelo de gerações entre a atual campeã brasileira juvenil Rayssa Carneiro (PR) e a atleta olímpica Graziele Jesus de Souza (MG). A jovem pugilista, de apenas 19 anos, foi a vencedora do confronto, em uma decisão unânime dos juízes. No outro lado da chave, a baiana Tatiana Chagas foi dominante contra a paulista Anna Martins e venceu por RSC. “Nesta luta eu estava mais tranquila, trocando golpes com efetividade, e consegui garantir mais uma vitória”, disse a atleta que faz parte da equipe olímpica permanente.

Tatiana Chagas irá lutar na final do Brasileiro Elite
Tatiana Chagas avançou para a final dos 54kg (Foto: Miriam Jenske/COB)

Mais finalistas

Na primeira luta da -60kg, Rebeca Lima (RJ) superou Victoria Barbosa (SE) por 5 a 0. A atleta da seleção brasileira irá enfrentar Mirelly Alves (PE) na disputa da medalha de ouro. A pernambucana ganhou de Luini Negrini (SP) também por unanimidade.

Encerrando a programação do dia no feminino, vieram as semifinais da categoria até 66kg. A final será um duelo de alto nível entre Bárbara dos Santos (BA) e Beatriz Soares (RJ), que estrearam direto nesta sexta-feira. Na primeira luta, Bárbara venceu Haziel Santos (RO) por 5 a 0. “Estou muito feliz com meu desempenho. Foi um pouco diferente esperar tanto para lutar, mas deu tudo certo”, afirmou a pugilista baiana. Em seguida, Bia derrotou Aline Ferreira por RSC no segundo round. “Gostei muito da luta, era o que eu estava querendo fazer. Agora bora para a final lutar pelo ouro”, comentou a atleta.

Masculino

O vice-campeão mundial Wanderley “Holyfield” Pereira (PR) irá defender o título da categoria até 80kg. Na semifinal, ele venceu o paulista Kauê Belini por 5 a 0. Na disputa do ouro, Holyfield irá enfrentar Felipe Ignácio (PI) que venceu uma das lutas mais acirradas da noite. O representante do Piauí saiu atrás no primeiro round, mas conseguiu uma vitória de virada sobre Isaías Filho (BA).

Na categoria até 92kg, o atleta olímpico Keno Marley (BA) assegurou a primeira vaga na final, depois que ganhou o combate contra João da Silva (PE) por 5 a 0. “Estou bem feliz por conseguir a final do Brasileiro. Algumas pessoas acham que porque disputamos eventos internacionais, que para a gente não teria importância. Mas sempre nos doamos ao máximo em toda luta. Hoje enfrentei o João que é um atleta muito bom, bastante experiente, e consegui ter uma boa performance, trabalhando tudo o que temos desenvolvido”, comentou o atleta que vai em busca do seu quinto título nacional.  Em seguida, no outro duelo da categoria, Ramon Batagello (SP) eliminou Agnaldo da Cruz (DF) por 4 a 1.

Últimas categorias

Na -63,5kg, Yuri Falcão dos Reis (SP) garantiu a vaga na final, após um abandono do seu adversário na semifinal. Yuri vencia o combate, quando Deivid Barreto (AP) teve um sangramento grande no nariz. Enquanto o atleta recebia atendimento médico, seu treinador pediu para que o duelo fosse encerrado. Na final, Yuri enfrenta Jonatas Pires (ES), que derrotou  Cassio Oliveira (SE) por 5 a 0.

Wendel Barbosa (RJ) se tornou o primeiro finalista da categoria até 51kg, depois que venceu Tauã Cardoso (DF) em uma decisão unânime dos juízes. Na final, ele enfrenta Caique Cardoso (RR) que derrotou Ronaldo da Silva (BA) também por 5 a 0. Já nos 71kg masculino, Maksuel dos Santos (AM) garantiu sua vaga na final ao vencer João Ferreira (SC) por RSC. Na outra semifinal da categoria, Kaian Reis (BA) ganhou por unanimidade o duelo contra Lucas de Souza (RJ). É a sexta vez seguida que o baiano se classifica para a final do Campeonato Brasileiro Elite.

Por fim, encerrando a noite, ainda acontecem os duelos da categoria superpesado (+92kg). Joel da Silva (BA) venceu Icaro de Almeida (PE) por unanimidade, enquanto Luis Rotta (RS) derrotou Elvis de Lima (SP) em uma decisão dividida dos juízes: 4 a 1.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Boxe