Siga o OTD

COB

COB faz lives para lançamento de programa contra o racismo

Diogo Silva, Aline Silva, Etiene Medeiros, Ygor Coelho, Iziane Marques e Djamila Ribeiro estão entre os nomes presentes nas lives da entidade

Natação Feminina - CBDA
Etiene Medeiros é uma das melhores atletas da natação feminina atual (Satiro Sodre/SSPress)

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) começa nesta quarta-feira (19), as ações para o lançamento do Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo no Esporte. Na primeira live, os atletas Aline Silva (wrestling), Diogo Silva (taekwondo), Etiene Medeiros (natação) e Ygor Coelho (badminton) e a jornalista Eliana Alves Cruz vão falar sobre igualdade racial no esporte. 

“O COB rechaça veemente quaisquer formas de discriminação, através de seu Estatuto e Código de Conduta Ética e também de suas atitudes diárias. O esporte tem papel fundamental no enfrentamento do racismo, e a não discriminação é um dos principais preceitos do Movimento Olímpico, conforme prevê a Carta Olímpica”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley. “Com o lançamento do Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo no Esporte, estamos reafirmando nosso compromisso de lutar pela garantia dos direitos e liberdades, não só no esporte, mas em toda a sociedade”, completa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Aline Silva - Wrestling Tóquio 2020 - Coronavírus
Aline vai disputar sua segunda Olimpíada (Divulgação/COB)

Na próxima segunda-feira (24), as ações de lançamento do Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo no Esporte segue. Em mais uma live, o COB reunirá Djamila Ribeiro, escritora, mestre em Filosofia Política pela Unifesp e referência na luta contra a discriminação racial; e da atleta olímpica Iziane Marques, que esteve nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Rio-2016. As duas irão falar sobre o tema “Racismo e Esporte: Prevenção e Enfrentamento”.

+ Nas águas desde cedo, Giovanna Diamante se lapida para Tóquio

Como nasceu o programa

A iniciativa do COB teve a origem na ideia da entidade de falar de assuntos que são transversais ao esporte. Levando em conta que todos os envolvidos no esporte tem que conviver em um ambiente seguro, em todos os sentidos, o Comitê quer que seja possível que os envolvidos com o universo esportivo possam enfrentar todo tipo de violência. 

Diogo Silva foi campeão no Rio de Janeiro 2007 (Divulgação COB)

O objetivo do programa é desenvolver ações de reflexão e discussão sobre a temática das relações raciais. Com isso, buscar prevenção, enfrentamento e superação das desigualdades.

Mais em COB