Siga o OTD

Atletismo

CBAt divulga critérios de convocação de atletas para 2024

A temporada terá 14 competições internacionais, com grande destaque para os Jogos Olímpicos de Paris

Brasileiro Erik Cardoso, destaque do Brasil nos 100m rasos (Wagner Carmo/CBAt)
(Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou os critérios de convocação de atletas para as delegações nacionais na temporada de 2024. Ao todo, serão 14 competições internacionais, tendo como grande destaque os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, e cinco Campeonatos Mundiais da World Athletics (Indoor, Cross Country, Marcha Atlética por Equipes, Revezamentos e Sub-20).

Os critérios foram definidos em reunião entre os integrantes do Conselho Técnico da entidade, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, e aprovados pelo Conselho de Administração, em encontro virtual ocorrido no dia 21 de dezembro. No entanto, os Comitês Organizadores de algumas competições de 2024 ainda não publicaram o manual técnico. Dessa forma, alguns critérios podem ser revisados após a divulgação do documento.

Calendário de competições

A primeira competição internacional do ano será o Campeonato Sul-Americano Indoor, marcado para os dias 27 e 28 de janeiro, na cidade boliviana de Cochabamba. Para a competição, serão chamados os dois atletas mais bem colocados no Ranking Brasileiro, de 6 de julho de 2023 a 10 de janeiro de 2024, desde que no mesmo período o atleta esteja entre os seis primeiros colocados no Ranking Sul-Americano Combinado (Indoor e Outdoor).

Em caso de desistências, só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição no Ranking Brasileiro Combinado no mesmo período. Já os revezamentos 4x400m, serão compostos conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais e a critério do treinador responsável.

Por outro lado, a seleção brasileira para a disputa do Pan-Americano de Cross Country, no dia 24 de fevereiro, foi convocada no último dia 14. A escolha ocorreu com base nos resultados obtidos na Copa Brasil Loterias Caixa da especialidade, disputada em novembro, na cidade mineira de Poços de Caldas. Confira o critério de todos os torneios através deste link.

Por fim, na mais esperada competição do ano, as Olimpíadas de Paris, 11 atletas já têm os índices exigidos pela WA e referendados pelo CBAt. Além das marcas mínimas, os representantes na classificação pelo Ranking por Pontos também irão à França.

Assim, estão qualificados por enquanto: Felipe Bardi e Erik Cardoso nos 100m; Rafael Pereira, nos 110m com barreiras; Alison dos Santos, nos 400m com barreiras e nos 400m; Lucas da Silva Carvalho, nos 400m; Caio Bonfim, nos 20km da marcha atlética; Daniel Ferreira do Nascimento, na maratona; Darlan Romani, no arremesso do peso; Almir Junior, no salto triplo, e Érica Sena e Viviane Lyra, nos 20km da marcha.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo