Siga o OTD

Atletismo

Marcha atlética foi protagonista do atletismo brasileiro no ano

Caio Bonfim e Viviane Lyra se destacaram com medalhas e recordes, e no revezamento misto da maratona, nova prova olímpica. Ambos os atletas e Érica Sena já possuem índices para Paris-2024

Viviane Lyra e Caio Bonfim, destaques do Brasil na marcha atlética em 2023 (Wagner Carmo/CBAt)
(Wagner Carmo/CBAt)

O brasiliense Caio Bonfim brilhou na temporada de 2023 e terminou o ano como o melhor representante do atletismo brasileiro, ganhando o Prêmio Brasil Olímpico na modalidade, entregue na festa anual do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A marcha atlética teve um ano muito especial com medalhas e novidades no programa olímpico. Além disso, Viviane Lyra foi outra atleta do país que se destacou na temporada.

Caio Bonfim, de 32 anos, conquistou a medalha de bronze na prova dos 20 km no Mundial de Budapeste, na Hungria, quebrando pela segunda vez no ano o recorde brasileiro da prova, com 1h17min47s, ratificando o índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Antes disso, na Espanha, ele já havia completado o trajeto em 1h18min18s, conquistando o ouro.

Já Viviane Lyra, teve um ano de recuperação. Depois de contrair hepatite, a atleta de 30 anos teve de mudar toda a sua estratégia de preparação. Mesmo assim, terminou em oitavo lugar nos 20 km no Mundial, com direito a recorde pessoal e índice olímpico (1h28min36s) e na quarta colocação nos 35 km, prova de que é recordista brasileira, com 2h44min40s.

Temporada de Érica Sena e Pan de Santiago

Além disso, a pernambucana Érica Sena, recordista brasileira dos 20 km marcha atlética, também conseguiu bons resultados e o índice olímpico, com um 1h28min53s, em La Coruña. A brasileira, contudo, não manteve regularidade em virtude do nascimento de seu filho Kyllian, de pouco mais de um ano de idade. Em 2024, ela estará na briga por bons resultados, depois de ter ficado fora do Pan de Santiago. “Estou fazendo uma boa base e esperando mesmo ter bons resultados de novo”, disse a atleta.

No Chile, Caio garantiu a prata nos 20 km, com 1h19min24s, e o bronze na maratona de revezamento misto, ao lado de Viviane. Eles completaram os 42,195 km, em 3h92min14s. Essa prova, testada no Pan, passa a integrar o programa olímpico.

Para completar a temporada, Caio Bonfim foi declarado campeão dos 20 km do World Athletics Race Walking Tour, circuito das principais competições de marcha atlética do mundo, equivalente à Diamond League para as provas de pista e campo. Ele estreará no ano que vem com a disputa da Copa Brasil de Marcha, no dia 18 de fevereiro, em Vitória-ES. “Foi um ano mais do que especial, com medalha no Mundial, no Pan-Americano, título do Circuito Mundial, dois recordes brasileiros e o Prêmio Brasil Olímpico”, comentou o atleta.

Por fim, Viviane também vai estrear na Copa Brasil de Marcha, de olho também nas competições preparatórias para as Olimpíadas de Paris. “Após o Pan tive algumas semanas de descanso e já iniciamos os treinamentos da temporada de 2024. Almejamos participar do Mundial de Marcha por Equipes na Turquia e realizar excelentes resultados ao longo da temporada. O foco principal, evidente, é a Olimpíada”, afirmou Viviane.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo