Siga o OTD

Wrestling

Após seis pódios no Pan, Brasil busca brilhar no Pré-Olímpico

18 atletas brasileiros buscarão a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024; Giullia Penalber e Laís Nunes são favoritas para as vagas

Laís Nunes conquista a medalha de ouro do wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Rafael Bello/COB)

Depois de conquistar seis medalhas no Pan-Americano de wrestling, sendo uma de ouro, três pratas e dois bronzes, a delegação brasileira se prepara para a disputa Pré-Olímpico da modalidade, que acontece entre 28 de fevereiro a 1º de março, em Acapulco, no México.

Ao todo, 18 atletas buscarão a classificação aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nos três estilos: livre feminino, livre masculino e greco-romano. Giullia Penalber, Laís Nunes e Joilson Júnior são três dos nomes favoritos para garantir suas vagas no torneio na capital francesa. Para isso, eles precisarão vencer a semifinal da competição classificatória. Além disso, não haverá a disputa da final, então, os lutadores que triunfarem nas semis estarão automaticamente garantidos nas Olimpíadas.

Flávio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), comentou sobre a expectativa do Pré-Olímpico. “O Pan-Americano foi muito importante para a nossa preparação. Fizemos um excelente torneio e agora nosso foco é total em buscar as vagas para as Olimpíadas. Apesar de mais curto, esse ciclo olímpico foi muito positivo para o wrestling brasileiro e pela primeira vez podemos ter uma participação recorde nos Jogos Olímpicos.”, ressaltou.

Última chance em maio

Por fim, caso não conquistem as vagas olímpicas no Pré-Olímpico de Acapulco, os atletas brasileiros terão a última seletiva no Pré-Olímpico Mundial, em Istambul, na Turquia, entre os dias 9 e 12 de maio. Lá, três vagas estarão na disputa em cada uma das 18 categorias olímpicas. Primeiro e segundo colocados garantem presença. Já a terceira vaga, é definida após uma disputa direta entre os dois terceiros lugares do evento.

*Com informações da Confederação Brasileira de Wrestling

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Wrestling