Siga o OTD

Paris 2024

Brasil fica sem vagas no primeiro dia do Pré-Olímpico

Joilson Júnior e Eduardo Soghomonyan param na semifinal do Pré-Olímpico das Américas de wrestling. Brasil ainda tenta vagas no estilo livre

Joilson Júnior em luta do Pré-Olímpico das Américas de wrestling
(Foto: Rafael Bello/COB)

Nesta quarta-feira (28), aconteceram as primeiras lutas do Pré-Olímpico de wrestling em Acapulco, no México. Estão em jogo, duas vagas por categoria nos Jogos Olímpicos Paris-2024. O primeiro dia da competição teve a disputa do estilo greco-romano masculino onde o Brasil não conseguiu a classificação. Os melhores resultados foram com Joilson Júnior (-77kg) e Eduardo Soghomonyan (-130kg) que pararam na semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Joilson Júnior começou a disputa da -77kg com uma vitória por 10 a 1 sobre David Choc Huoc , da Guatemala. Na semifinal, valendo vaga olímpica, o brasileiro enfrentou o cubano Yosvanys Peña, que tinha vencido semana passada no Pan-Americano de wrestling. Mas dessa vez, foi o atleta de Cuba que dominou o confronto, ganhando por 11 a 1 para ficar com a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Eduardo Soghomonyan lutou pela categoria até 130kg, que começou com uma fase de grupos. O brasileiro perdeu para Cohlton Schultz, dos Estados Unidos, por queda (4-0) na primeira rodada, mas venceu o canadense Jorawar Dhinsa por queda (11-7) para garantir uma vaga na semifinal. Na luta valendo a vaga em Paris, Eduardo enfrentou o chileno Acosta Yasmani. O lutador do Chile ganhou o combate por 5 a 0 para se classificar à Olimpíada.

Demais categorias

Nos outros pesos, os atletas do Brasil perderam nas quartas de final. Erivan Rocha perdeu por 12 a 3 para o dominicano Liria Yerony na categoria até 60kg. Na -67kg, o chileno Almanza Nestor venceu Calebe Corrêa por 4 a 3. Ronisson Brandão foi superado por 9 a 1 no duelo contra o colombiano Carlos Muñoz. Por fim, na -97kg, Kauan Ferreira perdeu para Kevin Mejia, de Honduras, por 9 a 0.

Os brasileiros da luta greco-romana ainda terão mais uma chance de se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris. Em maio acontece o Pré-Olímpico Mundial na Turquia, que irá definir as últimas três vagas em cada uma das categorias.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paris 2024