Siga o OTD

Wrestling

Brasil não tem pódio e CBW manifesta apoio à Kamila Barbosa

No último dia de competições do Pan-americano de Wrestling, o Brasil ficou sem medalhas e a Confederação mostrou indignação no torneio

Na imagem, Kamila Barbosa, pivô do pronunciamento da Confederação.
Kamila Barbosa, pivô do pronunciamento da Confederação. Foto: Instagram/ @kamilabarbosawrestling

Neste sábado (24) ocorreram as últimas lutas do Pan-Americano de Wresting, em Acapulco, no México. De um lado, os atletas do Brasil no estilo livre não subiram ao pódio em suas categorias. Por outro lado, a Confederação Brasileira da modalidade relatou insatisfação com o resultado controverso da arbitragem na luta entre Kamila Barbosa e Yorlenis Milagros. O embate ocorreu no último dia 22 e valia o bronze entre a brasileira e a panamenha na categoria 50kg do estilo livre.

Na imagem, Ailton Britto, um dos atletas do Brasil que estiveram em ação no último dia de Pan-Americano.
Ailton Britto, um dos atletas do Brasil que estiveram em ação no último dia de Pan-Americano. Foto: Instagram/ @baby_wrestling.of

Assim, o lutador nacional Davi Giovanetti estreou na categoria 57kg contra o mexicano Jorge Rodriguez já pelas quartas de finais. Em uma das melhores lutas do torneio até então, o brasileiro venceu no critério de desempate após 9 x 9 e avançou para a semifinal. Em seguida, enfrentou o norte-americano Spencer Lee por um lugar na final. Porém, sofreu um revés (0 a 10) e foi para o bronze contra o colombiano Oscar Urbano. Mais uma vez, o representante do Brasil não teve sucesso e perdeu com um placar de 2 a 8, ficando com a quina colocação.

Além disso, outro brasileiro que chegou perto da medalha foi Ailton Brito, que estreou nas quartas de final da categoria 97kg. Desse modo, o lutador teve pelo caminho o cubano Arturo Torres. A derrota por 11 a 0 poderia eliminar Ailton, mas o cubano foi à final e deu o direito de Brito seguir à repescagem. Disputou o bronze contra o venezuelano Cristian Colmemarez, com derrota por 11 a 0 e ficou em quinto lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, Gabriel Silva não avançou da primeira luta na categoria 125kg contra o canadense Richard Deschatelets. O placar foi de 10 a 0 e Gabriel não seguiu para a repescagem da categoria.

Pronunciamento da Confederação Brasileira de Wresting (CBW)

Durante o dia de competições a Confederação que rege o esporte no Brasil divulgou uma nota oficial na qual repudia o resultado que envolveu a disputa pelo bronze de Kamila Barbosa na última quinta-feira. Confira a nota e entenda a situação:

A Confederação Brasileira de Wrestling vem a público informar sua insatisfação com o resultado do combate 131 do Pan-Americano de Wrestling 2024, realizado dia 22 de fevereiro em Acapulco, México, entre a brasileira Kamila Barbosa Vito da Silva e a panamenha Yorlenis Milagros Moran Sanchez pela decisão do 3º lugar na categoria 50kg do estilo livre feminino.
Na ocasião. Kamila aplicou a ação chamada de touche ou encostamento que encerra a luta instantaneamente. O árbitro de mesa consignou o golpe aplicado por Kamila, porém o árbitro central retirou a validade do golpe. Como houve divergência entre os árbitros, foi chamado um terceiro árbitro, o presidente do tapete, que assinalou o golpe e depois voltou atrás, retirando a pontuação. á A luta terminou em favor da panamenha pelo placar de 7 a 6.
Tão logo o combate terminou, o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves, se manifestou formalmente solicitando um posicionamento da United World Wrestling, responsável pelo evento, diante do ocorrido.
A CBW requisitou ainda, a inclusão do vídeo na íntegra da luta em questão na plataforma de streaming da UWW+. Até o momento a luta não está disponível para os assinantes.
A Confederação Brasileira de Wrestling reitera apoio total à atleta Kamila Barbosa, prejudicada com a decisão inexplicável da arbitragem.

Até o momento do fechamento da reportagem, não houve um pronunciamento da United World Wrestling, Federação Internacional que comanda a modalidade.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Wrestling