Siga o OTD

Santiago 2023

André e George superam caldeirão chileno e estão na decisão do ouro

André e George superaram não só os primos Grimalt, mas também o caldeirão em que se transformou a arena do vôlei de praia, lotada de chilenos

André e George na final do vôlei de praia masculino dos jogos pan-americanos
Wander Roberto/COB

A arena do vôlei de praia se transformou num verdadeiro caldeirão para a semifinal entre os primos chilenos Esteban e Marco Grimalt e André e George. O público local encheu as arquibancadas e cantou o tempo todo para tentar empurrar a dupla da casa. Mas os brasileiros souberam esfriar a empogalção e controlar a pressão para conseguir a vitória e garantirem presença na disputa da medalha de ouro diante dos cubanos Jorge Alayo e Noslen Díaz.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Primeiro set

O cenário era dos mais entusiasmantes. Com a cordilheira dos Andes ao fundo, a lua cheia no céu e uma torcida empolgada, André e George precisaram ter a cabeça muito no lugar para não sentir a pressão. Os chilenos não paravam de cantar antes do jogo começar. Mas os brasileiros conseguiram esfriar o caldeirão com um jogo muito concentrado e de poucos erros.

Por outro lado, os primos Grimalt parecem ter sentido a pressão de representar o país. Muito rapidamente, André e George conseguiram abrir 11 a 4 de diferença. Logo, a vantagem chegou a dez pontos em 16 a 6. A partir daí foi só controlar o jogo para fechar o primeiro set em 21 a 13.

Segundo set

No segundo set, Esteban e Marco Grimalt voltaram melhor do que estavam jogando no primeiro e chegaram a empolgar a torcida em alguns momentos. O duelo foi equilibrado até o tempo técnico, momento em que os brasileiros venciam por 11 a 10.

Na volta da parada, André e George conseguiram respirar ao abrir quatro pontos de diferença em 15 a 11. Empurrados pela torcida, os primos Grimalt reagiram e chegaram a ficar apenas um ponto atrás em 17 a 16, mas na reta final os brasileiros mantiveram a frieza nos momentos decisivos. Assim, conseguiram fechar o set em 21 a 17 para vencer por dois sets a zero.

Final

Os adversários de André e George na final do vôlei de praia masculino, os cubanos Jorge Alayo e Noslen Díaz derrotaram na semifinal os americanos Logan Webber e Hagen Smith com parciais de 21/15 e 21/13. As duas duplas se enfrentaram na primeira fase e os caribenhos levaram a melhor em três sets com parciais de 21/16, 18/21 e 15/8. Portanto, para chegar ao ouro, os brasileiros terão que se vingar da derrota sofrida.

Além da final masculina, o Brasil disputa também a feminina. Ana Patrícia e Duda enfrentam as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson nesta sexta-feira.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023