Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atletas do Time Rio conquistam 56 medalhas em Santiago 2023

Parceria entre Prefeitura do Rio, COB e CPB rendeu 56 medalhas ao Brasil nos Jogos Pan e Parapan-Americanos

Guilherme Costa com medalha do Pan de Santiago-2023
(Foto: Wander Roberto/COB)

A parceria entre Comitê Olímpico do Brasil (COB), Prefeitura do Rio de Janeiro e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) rendeu muitos pódios em Santiago 2023. Encerrados os Jogos Pan e Parapan-Americanos, os atletas do Time Rio conquistaram, ao todo, 56 medalhas. Foram 26 no Pan, sendo 12 ouros, nove pratas e cinco bronzes, e 30 no Parapan, com 12 ouros, seis pratas e 12 bronzes.

“Os resultados, tanto no Pan como no Parapan foram excepcionais. Os atletas do Time Rio Olímpico e Paralímpico deram um show no Chile e trouxeram para casa muitas medalhas. Mesmo quem não subiu no pódio teve uma performance excelente e estamos muito orgulhosos de todos. A parceria entre a Prefeitura, o Comitê Olímpico do Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro está rendendo os frutos que esperávamos e tenho certeza que seremos muito bem representados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024”, comemorou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Pan

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 contaram com a participação de 23 atletas do Time Rio. Destes, 17 conquistaram medalhas. Os principais destaques ficaram com a natação e a ginástica artística. Na natação, Guilherme Costa ganhou quatro medalhas de ouro, enquanto Nathalia Almeida levou uma prata.

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva fazem dobradinha na trave nos jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Rebeca e Flavinha fizeram dobradinha no Pan, assim como no Mundial (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Já na ginástica artística, foram oito medalhas. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa ajudaram na conquista da prata na disputa por equipes. Além disso, Rebeca levou dois ouros e uma prata no individual, enquanto Flavinha faturou três pratas e um bronze.

Ainda houve medalhas nos saltos ornamentais, levantamento de peso, remo, judô, canoagem slalom, águas abertas, vela, wrestling e atletismo. Ingrid Oliveira, Laura Amaro, Lucas Verthein, Rafaela Silva, Ana Sátila, Ana Marcela Cunha, Kahena Kunze, Gabriela Nicolino, Giullia Penalber, Joilson Júnior e Viviane Lyra foram os atletas que foram ao pódio.

Parapan

Dos 15 atletas do Time Rio Paralímpico que competiram no Parapan, 14 conquistaram medalhas. O grande destaque foi o nadador Douglas Matera, que faturou oito ouros em um aproveitamento de 100%. Ainda na natação, seu irmão Thomaz Matera levou quatro medalhas, enquanto Susana Schnarndorf levou um bronze.

Os atletas do Time Rio Paralímpico também conquistaram muitas medalhas no atletismo, com Ricardo Mendonça (dois ouros), Wallace Santos (um ouro e um bronze), Washington Júnior (uma prata), Alice Oliveira (uma prata), Fábio Bordignon (dois bronzes), Julyana Silva (dois bronzes) e João Victor Teixeira (um bronze).

Douglas Matera ouro natação ao lado de thomaz jogos parapan-americanos santiago-2013
Douglas Matera foi o golden boy do Parapan (Foto: Javier Valdes/Santiago 2023 vía Photosport)

Também medalharam Brenda Freitas, que faturou o ouro na categoria até 70kg do judô, enquanto Wilians Araújo ficou com a prata no +90kg. No tênis de mesa, Sophia Kelmer conquistou a prata na classe 8 e foi bronze na dupla feminina WD14-20 e na dupla mista XD 14-17. Por fim, no taekwondo, Fabrício Marques levou a prata na categoria até 58kg.

O Time Rio

Extinto em 2016, o programa Time Rio foi retomado no ano passado mantendo o objetivo de proporcionar tranquilidade para que os atletas da cidade possam treinar e competir no mais alto nível, se dedicando exclusivamente ao treinamento e desenvolvimento para busca de resultado em Jogos Olímpicos e Pan-americanos. Hoje, o Time Rio conta com 36 atletas olímpicos e 24 paralímpicos, que são beneficiados pela Prefeitura com uma bolsa mensal de cerca de R$8 mil.

Os atletas contaram com um incentivo extra do município: a conquista de medalha no Pan e no Parapan de Santiago-2203 valeu o direito de receber mais duas parcelas do benefício mensal. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris-2024, quem subir no pódio ganhará mais cinco parcelas.

*Com informações da Prefeitura do Rio

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia