Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil perde para as favoritas e fica com a prata no vôlei feminino

Seleção foi derrotada pela poderosa República Dominicana na final dos Jogos Pan-Americanos, mas volta ao pódio depois de ficar apenas em quarto lugar em Lima 2019

vôlei feminino brasil república dominicana final jogos pan-americanos santiago 2023 medalha de prata ouro
(Wander Roberto/COB/arquivo)

Santiago – Não deu para a seleção brasileira na final do vôlei feminino contra a favorita República Dominicana em Santiago 2023. O time perdeu por 3 a 0 (26/24, 25/16, 25/19) na noite desta quinta-feira (26), na Arena Parque O’Higgins. Apesar do revés, o Brasil fica com a medalha de prata e volta ao pódio após o frustrante quarto lugar de Lima 2019. Por outro lado, aumenta o jejum de falta de títulos em Jogos Pan, o último foi em Guadalajara 2011. Em Toronto 2015, a seleção perdeu a final para os Estados Unidos.

A derrota na final foi a única da seleção em todo o torneio de vôlei feminino do Pan de Santiago. Na fase de grupos, foram três vitórias por 3 a 0, o primeiro lugar no Grupo A e consequente classificação direta para a semifinal. Lá, um duríssimo 3 a 2 contra o México reeditando uma rivalidade das mais ferrenhas no vôlei brasileiro. De um lado, Paulo Coco comandando o Brasil. Do outro, Nicola Negro à frente do México. Paulo Coco é também técnico do Praia Clube e o italiano Nicola Negro, do Minas Tênis. Os dois times fizeram todas as finais da Superliga nos últimos anos. O México, vale dizer, ficou com o bronze em Santiago 2023 após vencer a Argentina por 3 a 2.

Começo parelho

O favoritismo da República Dominicana na final do Pan de Santiago foi admitido até pela seleção brasileira. Mas, no primeiro set, a partida foi parelha o tempo inteiro. O Brasil ensaiou duas escapadas, no 13 a 10 e no 15 a 11, mas não conseguiu. Na reta final, as dominicanas cresceram e fizeram 21 a 20 em uma recepção errada do Brasil seguida de um contra-ataque. No 23 a 23, um bloque e um ataque pra fora fechou a parcial para elas, mas o Brasil se salvou no desafio, apontando toque no bloqueio. No segundo set point caribenho, nova bola apontada do Brasil como fora, novo desafio de toque no bloqueio, porém sem sucesso desta vez e 26 a 24 no placar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Imposição dominicana

O Brasil começou muito mal o segundo set. Tomou 11 a 2 logo de cara e nem um tempo do técnico Paulo Coco resolveu. A seleção ainda tentou reagir, chegou a cortar a distância quase pela metade no 17 a 12, mas as experientes dominicanas brecaram o crescimento brasileiro e recolocaram frente até fechar no 25 a 16. A seleção voltou para o jogo na terceira parcial e disputou ponto a ponto até a metade. Dali em diante, as dominicanas aceleraram sem resistência para o ouro. O Brasil fica com a prata.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023