Siga o OTD

Vôlei de Praia

Alison/Álvaro conquista a 3ª etapa do Circuito Brasileiro

A dupla campeã, que estará na Olimpíada de Tóquio, ganhou o segundo evento consecutivo dos três já disputados

A dupla Alison/Álvaro conquistou neste domingo (15) a terceira etapa masculina do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2020/21. A parceria, que está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, derrotou Guto/Arthur Mariano na decisão, por 2 sets a 0, duplo 21/16. Após três eventos realizados, o dueto formado pelos atletas capixaba e paraibano soma dois títulos e uma eliminação nas quartas de final no primeiro
Alison/Álvaro venceu a segunda e a terceira etapa do Circuito Brasileiro (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A dupla Alison/Álvaro conquistou neste domingo (15) a terceira etapa masculina do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2020/21. A parceria, que está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, derrotou Guto/Arthur Mariano na decisão, por 2 sets a 0, duplo 21/16. Após três eventos realizados, o dueto formado pelos atletas capixaba e paraibano soma dois títulos e uma eliminação nas quartas de final no primeiro.  

+ Ana Patrícia e Rebecca vencem 3ª etapa do Circuito Brasileiro

“Foi mais uma etapa forte, com nível de competitividade altíssimo, e que exigiu muito de todos os times. Vencemos grandes duplas, partidas duras, equilibradas, e conseguimos manter uma boa regularidade, um jogo consistente ao longo de todo o torneio. Fico feliz em ver como estamos crescendo. Estamos nos acostumando com esse formato sem público, mas é bom ver que o vôlei de praia voltou”, comentou Alison, o ‘Mamute’.

“Estamos crescendo a cada semana, ajustando o jogo, evoluindo e ainda temos muito a evoluir. É uma retomada à rotina, aos poucos vamos chegar no nosso melhor em termos técnicos e físicos. Fizemos uma grande etapa, estamos muito felizes com o título e, claro, com a maneira como jogamos. Essa conquista é mérito de um trabalho muito bem feito por toda a nossa equipe”, afirmou Álvaro.

Campanha na 3ª etapa do Circuito Brasileiro

A dupla Alison/Álvaro está classificada para os Jogos de Tóquio, em 2021 (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
A dupla Alison/Álvaro está classificada para os Jogos de Tóquio, em 2021 (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Na fase de grupos da terceira etapa, Alison/Álvaro estreou com vitória diante de Nico/Samuel, por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/12. No segundo jogo, a dupla campeã deste evento do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia bateu Bruno/Jô, em sets diretos, séries de 21/18 e 21/13. Nas quartas de final, a parceria entre o capixaba e o paraibano precisou de três sets para superar, de virada, Oscar/Thiago: 17/21, 22/20 e 15/6.

+ Ginástica, judô e vôlei lideram repasses da Lei das Loterias

Na semifinal, Alison/Álvaro derrotou a outra dupla que também irá aos Jogos de Tóquio. Os dois atletas eliminaram Bruno Schmidt/Evandro, em parciais diretas, 21/18 e 21/19. Campeão olímpica na Rio-2016, Alison foi escolhido o melhor jogador da partida na decisão diante de Guto/Arthur Mariano. Na disputa pelo bronze, Evandro ganhou o prêmio de craque do jogo no triunfo ao lado de Bruno Schmidt sobre George/André, por 2 a 0, séries de 21/18 e 21/12.

Detalhes da decisão

Na final, a dupla Alison/Álvaro bateu Guto/Arthur Mariano, por 2 sets a 0 (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
Na final, a dupla Alison/Álvaro bateu Guto/Arthur Mariano, por 2 sets a 0 (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Na final desta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, as duplas Alison/Álvaro e Guto/Arthur Mariano fizeram um primeiro set bastante equilibrado até o momento no qual o placar marcava 15 a 15. Daí em diante os classificados para Tóquio que abriram dianteira. Álvaro fez um ace e virou o jogo: 16 a 15. Em seguida, Alison bloqueou Arthur Mariano: 17 a 15. O dueto entre o capixaba e o paraibano contou com um erro dos rivais para fazer 18 a 15.

+ Érika vê grande disparidade entre gêneros no futebol

Álvaro permanecia no saque e, depois de uma grande defesa em ataque de Athur Mariano, o jogador pontuou em contra-ataque: 19 a 15. Do lado melhor da quadra, com vento favorável, Álvaro anotou mais um ace: 20 a 15. A parceria garantida teve a primeira chance de fechar a parcial, porém, Álvaro errou um contra-ataque: 20 a 16. Para fechar o set, Álvaro fez um passe preciso, Alison levantou e o paraibano colocou no chão em ataque: 21/16.  

Segundo set

Na segunda parcial, a dupla Alison/Álvaro começou solta e confiante após o triunfo na primeira. Já a parceria Guto/Arthur Mariano iniciou pressionada por estar em desvantagem no placar. Mesmo assim, nenhuma das equipes conseguiu construir uma vantagem. A diferença no set passou a ser notada no momento em que o time Guto/Arthur Mariano não foi eficiente no saque quando estava do lado favorável.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Alison/Álvaro pontuaram com frequência do lado mais complicado da quadra, por causa do vento, e abriram diferença. Na reta decisiva, Alison marcou de bloqueio e o placar registrava 20 a 15. Os oponentes sobreviveram em acerto de ataque de Arthur Mariano. No entanto, o dueto composto pelos atletas capixaba e o paraibano aproveitou o segundo match point em ataque de Álvaro: 21/16 e a medalha de ouro na etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.  

Pódio da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
Pódio da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Mais em Vôlei de Praia