Siga o OTD

Futebol

Érika vê grande disparidade entre gêneros no futebol

Zagueira do Corinthians e da seleção, acredita que houve uma evolução recente, mas ainda vê enorme distância entre homens e mulheres na modalidade

Érika acredita que união entre as atletas será fundamente para melhorar a realidade do futebol feminino (Bruno Trolo / arquivo)

O futebol feminino vem pouco a pouco conquistando seu espaço no meio esportivo.  No entanto, o caminho à percorrer rumo a uma real condição de igualdade ainda é longo. Uma das principais atletas da modalidade no país, a zagueira Érika Cristiano ainda vê uma enorme diferença na realidade vivida pelos gêneros no esporte.

“As mulheres precisam batalhar muito mais para conquistar uma pequena parcela do reconhecimento obtido pelos homens. É disparada a diferença entre o futebol masculino e o feminino”, avaliou a defensora em entrevista ao “Site de Apostas”.

+ Avaí perde para o São Paulo, mas se classifica para a decisão

Apesar da enorme diferença, a atleta que defende as cores do Corinthians reconhece que os últimos anos trouxeram passos importantes nesse sentido de igualdade.

Érika Brasil Tóquio Coronavírus Futebol feminino
Érika é nome recorrente da seleção desde os seus 16 anos (CBF/Divulgação)

“Tivemos uma melhora gigantesca, mas nós temos muito ainda o que evoluir. E não é só o futebol feminino, é tudo e toda profissão que envolve a mulher. Todo mundo sempre fala que somos o país do futebol, mas só do futebol masculino”, avaliou.

+ Corinthians vence e faz clássico nas quartas após WO do Santos

Com uma larga experiência no futebol nacional e internacional, além de várias convocações para a seleção brasileira, Erika acredita que as mulheres estão começando a ter mais voz e acredita que essa união entre as atletas precisa estar presente no futebol brasileiro.

“A gente precisa se unir no futebol feminino para aumentar nossa voz, coisa que aqui no nosso país ainda estamos começando. Eu quero muito brigar pelo futebol feminino, quero muito levantar essa bandeira. Estamos um passo atrás, mas estamos andando. Antes a gente parava e dava passos para trás, agora estamos indo para frente e aos poucos nós vamos trotando, tendo a iniciativa.”

Lembranças vivas

Em sua carreira, Erika viveu na pele algumas dessas mudanças recentes do futebol feminino. No ano passado, a atleta disputou a decisão do Campeonato Paulista pelo Timão e atuou para o maior público de uma partida entre dois clubes brasileiros na modalidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Em 2019 nós fomos campeãs do Campeonato Paulista contra o São Paulo. Eu jamais imaginei, com 32 anos, eu dentro de campo vestindo a camisa do time que eu amo e colocar 30 mil pessoas no estádio”, relembra.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Futebol