Siga o OTD

Vôlei

Vakifbank vira sobre o Fenerbahce e vai à final da Champions

Gabi e Egonu lideram, Vakifbank vence quatro sets contra o Fenerbahce e vai à final da Champions League

Vakifbank Fenerbahce Champions League de vôlei feminino
(Foto: CEV)

O Vakifbank está na final da Champions League de vôlei feminino! Após perder o primeiro jogo da série semifinal, a equipe turca conseguiu uma remontada e venceu o segundo duelo contra o rival Fenerbahce, nesta quinta-feira (13). Mesmo jogando fora de casa, o time da brasileira Gabi Guimarães aplicou 3 sets a 0 (25/22, 25/14 e 25/22) com muita autoridade e ganhou o golden set por 15/12 para avançar à decisão da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Depois de vencer o primeiro jogo fora de casa por 3 a 0, bastava ao Fenerbahce ganhar dois sets no duelo de volta para garantir vaga na final da competição. No entanto, a equipe canária foi dominada pelas rivais na Burhan Felek Voleybol Salonu e teve o placar da ida devolvido: 3 a 0 para o Vakifbank. Com os resultados iguais, um golden set teve que ser realizado para desempatar o confronto e o Vakif voltou a levar a melhor, desta vez em 15/12.
+ Zanetti tira a maior nota do dia na abertura do Troféu Brasil de ginástica artística
+ Orlandinho e Zormann vão à semifinal do Challenger de Madri
+ Beatriz Dizotti é prata nos TYR Pro Series de Westmont

+ Gilvan Ribeiro e Jade Barbosa tomam posse na Comissão de Atletas do COB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na decisão, o Vakifbank vai enfrentar o Eczacibasi, também da Turquia, que venceu o italiano Novara na semifinal. Esta é a terceira final consecutiva do Vakif na Champions League de vôlei feminino. A equipe foi campeã na última temporada e vice em 2020/2021. Além disso, o time foi semifinalista em 2019/2020, quando a pandemia de Covid-19 cancelou a temporada.

Números

Gabi Vakifbank Fenerbahce Champions League de vôlei feminino
Gabi foi a segunda maior pontuadora do jogo (Foto: CEV)

A italiana Paola Egonu foi a maior pontuadora do jogo, com 21 pontos, seguida por Gabi, que anotou 18. Pelo lado do Fenerbahce, a cubana naturalizada polonesa Melissa Vargas anotou 18 pontos, enquanto a brasileira Ana Cristina fez nove pontos. A levantadora brasileira Macris teve boas passagens no saque e marcou três pontos na partida, sendo a quarta maior pontuadora de sua equipe.

Como foi o jogo

O Fenerbahce começou muito bem e teve maior controle do primeiro set, permanecendo a frente do placar na maior parte do tempo. O time chegou a marcar 22/20, mas após uma excelente passagem de Gabi no saque, o Vakif marcou cinco pontos seguidos e virou o duelo para 25/22. A equipe de Giovani Guidetti seguiu melhor e, liderado por Egonu, foi dominante no segundo set, vencendo por 25/14.

Passada a instabilidade da segunda parcial, o Fenerbahce voltou melhor para o terceiro set e saiu na frente do placar. A equipe chegou a ter três pontos de diferença no início, mas mais uma vez não conseguiu sustentar a vantagem. O Vakifbank passou a frente e, com uma grande atuação de Gabi, chegou à vitória na parcial em 25/22.

Com o 3 a 0, o placar do primeiro jogo se repetiu e, assim, um golden set foi forçado para definir um desempate. Por lá, o Vakifbank teve um início melhor e chegou a abrir dois pontos de vantagem (8/6). Empurrado pela torcida, o Fenerbahce virou o duelo em 11/10, mas, após pedido de tempo de Guidetti, o Vakif retomou seu poderio ofensivo e virou para fechar em 15/12 e carimbar o passaporte para a final da Champions League de vôlei feminino.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei