Siga o OTD

COB

Gilvan Ribeiro e Jade Barbosa tomam posse na CACOB

Canoísta Gilvan Ribeiro e ginasta Jade Barbosa substituem Diogo Silva e Arthur Zanetti na Comissão de Atletas do COB

Gilvan Ribeiro Jade Barbosa enquanto recebe posse da Comissão de Atletas do COB cacob
Yane Marques, Gilvan Ribeiro e Paulo Wanderley (Foto: Rafael Bello/COB)

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a CACOB, tem dois novos integrantes para o ciclo Paris 2024. Gilvan Bittencourt Ribeiro, da canoagem velocidade, e Jade Barbosa, da ginástica artística, foram empossados durante a realização da Assembleia Geral Ordinária do COB nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Estou muito motivado com essa oportunidade tendo em vista a importância dos atletas se engajaram politicamente dentro das ações do Comitê Olímpico e de poder representar os colegas de varias modalidades. Isso precisa ser fomentado. Oportunidade de levar, não só atletas da canoagem, mas de outras modalidades a participarem dessas decisões”, disse Gilvan.
+ Desafio CPB/CBAt reúne 150 atletas em São Paulo
+ Beatriz Dizotti é prata nos TYR Pro Series de Westmont

+ Liminar do STJD libera Wallace para jogar a reta final da Superliga
+ Casa do Time Brasil em Paris 2024 será um castelo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O canoísta foi atleta olímpico na Rio 2016 e medalhou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015. Hoje, é secretário municipal de esportes de Santa Maria (RS). Jade Barbosa está em Aracaju, para a disputa do Troféu Brasil de ginástica artística e, por isso, não pôde comparecer ao evento.

Mudanças

Gilvan e Jade vão substituir Diogo Silva, do taekwondo, que agora atua como assessor especial do Ministério do Esporte, e Arthur Zanetti, que está focado nos treinamentos visando a preparação para os próximos Jogos Olímpicos.

Como Diogo Silva havia sido o atleta mais votado na eleição de 2020, Poliana, a segunda com mais votos, ocupa a vaga dele. Sendo assim, para manter a equidade de gênero entre os demais membros e mantendo o limite de dois representantes dos atletas por modalidade, Jade Barbosa era quem poderia ocupar a vaga aberta.

“Sentimos a saída dos dois membros. O Diogo é uma pessoa muito participativa, provocativa, trouxe pra Comissão um olhar de política pública de esporte que nós não tínhamos. Demos um mergulho nesse tema. E o Arthur pela vida ativa dele ainda como atleta, impossibilidade de participar das reuniões”, disse Yane Marques, presidente da CACOB.

Atletas da Comissão

Com isso, de acordo com a eleição realizada em 2020, a composição da CACOB para o ciclo Paris 2024 agora é: Yane Marques (pentatlo moderno), presidente; Fabiano Peçanha (atletismo), vice-presidente; Poliana Okimoto (desportos aquáticos), que agora ocupa a vaga de atleta mais votada;

Gustavo Guimarães (desportos aquáticos); Rodrigo Santana (vôlei); Eduarda Amorim (handebol); Adriana Aparecida da Silva (atletismo); Beatriz Futuro (rugby); Thiagus Petrus (handebol); Lucas Duque (rugby); Fernanda Ferreira (remo); Iziane Marques (basquete); Francisco Barretto Júnior (ginástica); Edson Bindilatti (desportos no gelo); Bárbara Seixas (vôlei); Juan Nogueira (boxe); Emerson Duarte (tiro esportivo); Ana Sátila (canoagem); Jaqueline Mourão (ciclismo/desportos na neve); Gilvan Ribeiro (canoagem velocidade); e Jade Barbosa (ginástica artística) entre os que disputaram alguma das últimas duas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno.

E, por fim, Hortência Marcari (basquete); Jefferson Sabino (atletismo); Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo); e Joana Cortez (tênis) entre os atletas que competiram em Jogos anteriores a Londres 2012.

*De Comitê Olímpico do Brasil

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em COB