Siga o OTD

Futebol

Junto ao Rio, CBF quer sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Em parceira com o Rio de Janeiro, CBF manifesta interesse em sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Copa do Mundo Feminina 2027 Brasil CBF
A seleção feminina enfrentou o Canadá na Neo Química Arena, em dezembro passado (Foto: Thais Magalhães/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, quer receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. A ideia ainda está em fase de desenvolvimento, mas um estudo da “Rio Convention & Visitors Bureau” (RCV) já foi apresentado no Palácio da Cidade nesta manha de terça-feira (31). As informações são de Raphael Zarko, do ge.globo.

+ Fifa quer mais de 100 mil na abertura da Copa do Mundo Feminina de 2023

“Aqui temos listados eventos que podem acontecer em 2028, em 2030. Esse mapeamento é muito importante, muito relevante. Cada evento que conseguimos trazer significam dinheiro de exportação, capacitação em investimento para receber estes evento”, disse Carlos Werneck, presidente da RCV, empresa privada que busca negócios para o Rio.

Ainda segundo o ge, a Copa do Mundo Feminina está em uma lista com 73 eventos esportivos mapeados para o Rio de Janeiro nos próximos dez anos. Além da competição feminina, outras competições internacionais de futebol, futsal e futebol de areia estão no radar da prefeitura e da RCV. Todas elas receberam apoio da CBF, que manifestou desejo em organizá-los.

O processo de escolha

Apesar deste interesse, o Brasil precisa passar pelo processo de candidatura para receber o Mundial de 2027. O primeiro passo é que a CBF formalize sua candidatura ainda no primeiro trimestre do ano. Até aqui, somente um pleito já foi confirmado: Alemanha, Bélgica e Holanda enviaram uma proposta para receber a competição de forma conjunta. A escolha pela sede deverá ocorrer no meio do ano que vem.

Vale lembrar que o Brasil se candidatou para receber a Copa do Mundo de futebol feminina de 2023. O país esteve na briga com Austrália/Nova Zelândia, Colômbia e Japão, mas retirou sua proposta às vésperas da escolha da sede. Assim, a candidatura de Austrália/Nova Zelândia foi vencedora e ganhou o direito de receber o Mundial deste ano. A competição acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além da Copa do Mundo de 2027 e dos eventos internacionais relacionados ao futebol, o estudo da RCV elencou grandes competições esportivas para acontecerem no Rio de Janeiro até 2032. Segundo o ge, a lista inclui candidaturas para receber os Mundiais de basquete, de atletismo, de vôlei e de outras modalidades.

Mais em Futebol