Siga o OTD

Esportes

Lula e Ana Moser discutem demissão no Ministério do Esporte

Após nove meses de mandato, pressão sobre demissão da ex-jogadora de vôlei Ana Moser cresce em Brasília

Na imagem, Ana Moser em reunião.
Ana Moser está a nove meses no cargo. Foto: Divulgação/ Ministério do Esporte.

Nove meses. Esse pode ter sido o tempo de mandato de Ana Moser como Ministra do Esporte. Nesta terça-feira (5), o Presidente Lula, após breve conversa no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), discutiu a demissão da ex-jogadora de vôlei. Assim, Ana Moser seria a segunda ministra mulher demitida do Governo como parte da reforma ministerial. A razão está ligada a questões de dar a pasta ao PP, de Arthur Lira, segundo a colunista do Estadão, Roseann Kennedy.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O nome que ventila para substituir Ana Moser no cargo do deputado André Fufuca (AM). Desse modo, a informação da demissão e do substituto vem de outro colunista, Igor Gadelha, no portal Metrópolis. Ademais, o parlamentar não possui nenhuma proposição de sua autoria ligada ao esporte, pelo que mostra em seu perfil no site da Câmara dos Deputados. Por outro lado, o colunista do UOL, Demétrio Vecchioli fala que “Permanência de Ana Moser é improvável, mas ainda é possível”, após a reunião.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ainda não houve um veredito até o final da noite, todavia Ana Moser deve se despedir da Explanada dos Ministérios. A ex-atleta tem em seu mandato a Lei Geral do Esporte sendo sancionada enquanto ocupava o cargo e como maior legado de sua gestão. Similarmente, a ex-atleta estava como Ministra quando Lula assinou o decreto de garantias de gestantes no Bolsa Atleta.

Recentemente, Ana Moser anunciou a parceria do Governo Federal com o SESI (SP) para implantação de núcleos de futebol feminino, capacitação de profissionais, montagem de times para disputar campeonato paulista, bolsa apoio para centenas de meninas para jogarem futebol. Também esteve na cidade de Sumaré (SP) para inaugurar um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

Apoio da Comissão de Atletas do COB à Ministra

Além disso, a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) manifestou-se lamentando a possível demissão e o apoio à Ana Moser. “Lamentamos que, menos de um ano depois, em nome de uma pretensa governabilidade, o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas e, colocando o Ministério do Esporte na mesa de negociações políticas, aniquile toda e qualquer possibilidade de que a política de esporte que o Brasil precisa seja efetivamente implementada. O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor. A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país”, critica a entidade.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esportes