Siga o OTD

Política

Governo adotará ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina

O Governo Lula decretará ponto facultativo durante os jogos da Seleção Feminina na Copa do Mundo para servidores públicos federais

Na imagem, Presidente da República, Lula, visita treino da Seleção Feminina Principal na Arena BRB Mané Garrincha.
Presidente da República, Lula, visita treino da Seleção Feminina Principal na Arena BRB Mané Garrincha. Thais Magalhães/CBF

O Ministério da Gestão e Inovação do Governo Federal publicará uma portaria para permitir a adoção de ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol durante a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. Assim, a previsão de publicação da portaria é para a próxima terça-feira (18), no Diário Oficial da União.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O torneio que reúne as melhores seleções do mundo ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Dessa forma, a estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24 (segunda-feira), contra o Panamá, às 8h. Depois, no dia 29 (sábado), a partida contra a França será às 7h. Por fim, o Brasil fecha a primeira fase do grupo F contra a Jamaica, no dia 2 de agosto (quarta-feira), novamente às 7h. Caso o time avance, a tendência é a renovação da medida por parte do Governo em cada fase da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com a flexibilização, o Governo permitirá aos servidores se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. De acordo com a portaria, em dias de jogos que começarem até às 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. O documento prevê ainda a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.

Uma observação é que a medida vale para servidores federais. Governadores e prefeitos de cada estado e município têm autonomia para decidir o horário de funcionamento em suas respectivas administrações.

Com informações da Agência Brasil.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Política