Siga o OTD

Tóquio 2020

Zé Roberto Guimarães admite jogo abaixo e desconversa sobre futuro na seleção

Treinador explica atuação abaixo da seleção na decisão olímpica e desconversa sobre o futuro no comando do time

(Gaspar Nóbrega/COB)

A derrota sofrida pela seleção brasileira para os Estados Unidos por 3 sets a 0 na decisão olímpica do vôlei feminino foi o único revés do time brasileiro durante toda a campanha dos Jogos de Tóquio. Ao final da partida, o treinador Zé Roberto Guimarães reconheceu que o time esteve abaixo na decisão e ressaltou os pontos que dificultaram a atuação de suas comandadas.

“Podíamos ter jogado melhor. Elas começaram a sacar bastante bem e forçaram muito em cima das nossas ponteiras. As ponteiras são as jogadoras que realmente mais recebem e elas conseguiram quebrar o nossa rotação, o que dificultou muito o nosso jogo, bem mais do que estamos acostumados. Isso nos trouxe muitos problemas, fazendo com que a gente tenha errado mais passes que o normal e isso foi sentido no nosso ataque”, avaliou o comandante.

+ Camila Brait anuncia aposentadoria da seleção após a prata olímpica

Além da partida decisiva em si, a campanha brasileira também foi alvo de uma análise detalhada por Zé Roberto Guimarães ao final da partida. Segundo o treinador, o ciclo para o evento de Tóquio foi o mais desafiador de sua carreira e o trabalho mantém uma estrutura sólida para a sequência da seleção.

Zé Roberto Guimarães seleção brasileira vôlei feminino Jogos Olímpicos de Tóquio
Zé Roberto Guimarães está no comando da seleção desde 2003 (Gaspar Nóbrega/COB)

“Sempre é importante estar no pódio. Estar entre as melhores do mundo é muito importante. Acompanhar o desenvolvimento e o nível das rivais é muito importante. Se você for ver o ciclo dos Estados Unidos foi mais regular que a maioria dos times e isso é um processo que explica essa conquista. Acho que essa medalha de prata pra mim vem para coroar um ciclo muito difícil. Falando por mim, acho que este foi o mais complicado por vários aspectos. Mudança de jogadoras, lesões e diversas outras dificuldades. Acho que a gente consegue manter uma boa base ainda para o próximo ciclo e isso vai ser importante para a seleção”, afirmou.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

No comando da seleção brasileira desde 2003, Zé Roberto Guimarães desconversa sobre a continuidade de seu trabalho à frente da equipe. Segundo ele, este tipo de discussão será feita apenas nos próximos meses.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Temos que ver. Vocês sabem que minha vida é na quadra. Eu gosto é disso aqui. Mas temos que ver com a Confederação, com a esposa. Agora é curtir um pouco deste luto, porque uma derrota sempre é bastante doída, mas acho que temos que nos orgulhar pelo que fizemos aqui”, completou o comandante, que confirmou que estará no comando do time para a disputa do Sul-Americano, que acontece daqui a poucas semanas e dá vaga para o Mundial do vôlei feminino.

Mais em Tóquio 2020