Siga o OTD

Tóquio 2020

Kawan Pereira estreia em Olimpíadas com vaga na semifinal da plataforma

Em sua primeira Olimpíada, Kawan se classifica com 17ª melhor nota. Isaac Souza termina em 20º e fica fora da semi

Kawan Pereira - Jogos Olímpicos de Tóquio
(Satiro Sodré/CBDA)

Kawan Pereira está na semifinal da plataforma de 10m dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Nesta sexta-feira (6), em sua primeira Olimpíada, o brasileiro brigou pela vaga até o final e terminou a eliminatória na 17ª posição, garantindo a classificação. Quem também competiu foi Isaac Souza, mas ficou fora da semi.

Assim, aos 19 anos, Kawan Pereira é o único brasileiro a conseguiu avançar à semifinal nos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A disputa pela vaga na final da plataforma de 10m acontece ainda nesta sexta-feira (6), às 22h (de Brasília). A decisão será às 3h de sábado.

+Tudo sobre os saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio

“Na hora da prova, fiquei um pouco nervoso. Meu primeiro salto foi bom, mas teve alguns saltos da série que dava para ter acertado melhor. Mas passei, fiz minha parte e amanhã vou fazer uma competição melhor, vou concertar o que tenho que concertar. Espero classificar para final, seria um sonho realizado. Não estamos ainda em busca de medalha, mas uma finalzinha dá para pegar”, destacou Kawan.

Esta primeira fase foi disputada por 29 atletas, que tiveram seis saltos cada. E Kawan Pereira brigou pela vaga na semi até o final. Ele foi o oitavo a saltar e, no primeiro salto, obteve 72 pontos e largou na 9ª posição. Na sequência, o brasileiro piorou a nota, fazendo 54.45 e caindo para 16ª colocação. Na terceira tentativa, ele manteve o desempenho e somou apenas 54.46, ganhando uma posição.

Nos momentos finais da disputa, Kawan Pereira voltou a melhorar a nota, somando 57.35, mas ainda assim, caiu para 17º, ficando muito perto da linha de corte para a classificação. No quinto salto, ele melhorou ainda mais, obtendo 64.60, mas seguiu no 17º lugar. Por fim, na sexta e última tentativa, o brasileiro conseguiu sua segunda melhor nota, 68.80, e precisou aguardar para confirmar a classificação. E conseguiu. Ele terminou em 17º, com 371.65 pontos no total.

Mais Brasil

isaac souza - kawan pereira - jogos olímpicos de tóquio - plataforma de 10m
Isaac Souza disputou sua primeira Olimpíada (Satiro Sodré/CBDA)

Isaac Souza foi o 18ª a saltar e somou 67.20, ficando em 13º. Na sequência, entretanto, o brasileiro não manteve o bom desempenho. Na segunda e terceira tentativas, ele teve 44.55 e 48.60, caindo para a 24ª colocação. No quarto salto, o brasileira manteve a média e somou 49.30, caindo para 25º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nos últimos saltos, Isaac melhorou o desempenho e conseguiu sua melhor nota na quinta tentativa, 68.45, subindo para 22º lugar. E no último, com poucas chances de avançar, ele obteve 61.20, terminando a disputa da plataforma de 10m dos Jogos Olímpicos de Tóquio na 20ª posição, somando 339.30.

“Estar aqui de volta é uma honra, estrear na minha primeira Olimpíada aqui é um privilégio. Infelizmente minha competição não foi uma das melhores, mas pelo fato de terem tirado minha vaga, esse período conturbado, eu fiquei bem desmotivado. Mas enfim, estava na raça, os treinos não foram os melhores, eu confesso. Infelizmente não entreguei tudo que eu podia, mas estou tranquilo. Sabia que tinha probabilidade de isso acontecer. Claro que queria mais, mas bola para frente e nos vemos em Paris”, concluiu.

Mais em Tóquio 2020