Siga o OTD

Tóquio 2020

Time Brasil de Salto busca medalha por equipes em Tóquio a partir desta sexta

Com duas medalhas conquistadas na história, hipismo brasileiro começa busca pelo pódio na disputa por equipes em Tóquio nesta sexta

(Gaspar Nóbrega/COB)

Nessa sexta-feira (6), 19 países largam na classificatória da final por equipes do hipismo em Tóquio que terá 10 nações em pista e, se for o caso, as que estiverem empatadas em 10º lugar. O Time Brasil de Salto será o 15º país na ordem de apresentação com o primeiro conjunto em pista. Largam pela ordem: República Tcheca, China, Japão, Israel, México, Argentina, Marrocos, Nova Zelândia, Irlanda, Egito, França, Suécia, EUA, Grã Bretanha, Brasil, Suíça, Bélgica, Alemanha e Holanda.

Marlon Zanotelli montando Edgar M abre a rodada do Time Brasil, seguido por Pedro Veniss com Quabri d L´Isle, dupla que integrou a equipe 5ª colocada na Rio 2016, e Rodrigo Pessoa, que retorna ao Time Brasil e garante sua 7ª participação olímpica com Carlito´s Way 6. Pelo formato da nova regra, o técnico pode fazer uma troca na equipe até 2 horas antes, por qualquer motivo.

+ Confira TUDO sobre a disputa do hipismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Se classificam para a final as 10 melhores equipes somando o resultado dos três conjuntos da primeira prova (sem descarte). Se um dos conjuntos for eliminado a equipe se classificará depois das que terminaram com os 3 conjuntos. No caso da eliminação de dois conjuntos toda a equipe estará eliminada. A final será no sábado (7), a partir das 7 horas (horário de Brasília).

hipismo Brasil Tóquio equipes
Yuri Mansur participou da final olímpica na prova individual do hipismo de saltos (Gaspar Nóbrega/COB)

Vale destacar que no novo formato dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a disputa individual antecedeu a por equipes e Yuri Mansur foi o representante brasileiro na final fechando a disputa em 20º lugar. Marlon Zanotelli disputou a qualificativa individual e por muito pouco ficou de fora da final em 31º lugar.  

Histórico positivo

Há 26 anos, nos Jogos de Atlanta 1996, o Brasil conquistava sua primeira medalha no hipismo em Jogos Olímpicos. Após 10 participações em Jogos Olímpicos, o sonho da medalha olímpica se concretizou com a conquista do bronze pelo Time Brasil formado pelos conjuntos: Rodrigo Pessoa/Tom Boy, Álvaro Afonso de Miranda Neto, o Doda, com Arisco Aspen, André Johannpeter/Calei Joter e Felipe de Azevedo/Cassiana Joter. 

O time medalha de bronze em Atlanta com Nelson Pessoa e Joberto Pio da Fonseca (História do Hipismo Brasileiro)

Quatro anos mais tarde, nos Jogos de Sydney 2000, o Brasil conquistava sua segunda medalha de bronze por equipe em um emocionante desempate com a França. O Time Brasil foi formado pelos conjuntos: Rodrigo Pessoa/Baloubet du Rouet, Luiz Felipe de Azevedo/Ralph, Álvaro Miranda Neto, o Doda, com Aspen e André Johannpeter/Calei Joter. Na disputa individual entrou para a história o refugo de Baloubet e a desclassificação de Rodrigo Pessoa que vinha na liderança com chances de conquistar o ouro. André Johannpeter também ficou perto do pódio conquistando o 4º lugar – igualando seu feito ao do General Eloy Menezes, em 1952. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Vale lembrar ainda da conquista da medalha de ouro individual com Rodrigo Pessoa montando Baloubet du Rouet em Atenas 2004. Rodrigo saiu de Atenas ostentando a prata, o ouro veio meses depois quando se comprovou o doping do cavalo Waterford Cristal, montaria de Cian O’Connor, da Irlanda. A entrega da medalha foi feita um ano depois em cerimônia no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro.

Mais em Tóquio 2020