Siga o OTD

Tóquio 2020

Debinha e a missão de coroar e inspirar gerações do futebol feminino

Com a “arma” Pia Sundhage de técnica, Debinha mira alto nos Jogos Olímpicos e na consolidação do futuro da modalidade

Debinha tóquio 2020 futebol feminino
Atacante Debinha é um dos destaques do Brasil nos Jogos Olímpico de Tóquio (Instagram/Debinhaa7)

“A nossa briga diária é para isso mesmo”, disse a confiante e determinada Debinha. A atacante da seleção brasileira de futebol feminino, que vive uma grande fase vestindo a amarelinha. Debinha quer uma grande campanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para reforçar o legado das atletas que já passaram pela seleção, celebrar o grupo atual e estimular o futuro.

“Hoje a gente vê que o futebol feminino está evoluindo. Fazer o nosso melhor hoje para a próxima geração. Mas nosso foco é ganhar o ouro, coroar a geração daqui e inspirar as próximas gerações”, completou Debinha. A jogadora tornou-se peça fundamental do esquema de Pia Sundhage, atual técnica da seleção, e esteve presente em todas as convocações até aqui.

E mais do que isso, ambas estão pensando muito mais além do que o desempenho em Tóquio. A atacante sabe de sua representatividade no atual momento, do passado da seleção feminino e da projeção imaginada por Pia nas próximas gerações. E todo esse projeto passa pelos pés de Debinha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Trunfo no banco

Pia Sundhage confia na atacante, que não esconde a admiração pela técnica. “A gente tem uma arma na mão, uma técnica muito experiente em olimpíada, mundial e tudo mais. Ela sabe como enfrentar grande equipes”, disse Debinha.

A seleção mudou muito seu estilo de jogo desde que a técnica sueca passou a comandar a seleção em 2019, logo após a Copa do Mundo, onde o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela anfitriã França. “A gente vê a equipe com uma organização técnica, mas o individual vai aparecer.”

Só que essa mudança de mentalidade com a bola nos pés não ocorre da noite para o dia. Pia está trabalhando muito além dos Jogos Olímpicos de Tóquio, de olho nas próximas gerações, mas já colhe alguns frutos do trabalho que está perto de completar dois anos.

Debinha tóquio 2020 futebol feminino
Debinha e Marta no treinamento da seleção brasileira de futebol feminino (Instagram/Debinhaa7)

“Todas compram a ideia do que a Pia trouxe para gente, todo mundo entendeu a forma de jogar dela. Está todo mundo na mesma página, vamos fazer uma boa campanha”.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

No auge

Mas futebol é momento, e Debinha está voando. Ela lidera a artilharia sob o comando da técnica sueca, com 12 gols, uma média de 0,75 tentos por partida. A atacante também é líder do ranking de tempo em campo sob o comando de Pia. Em 16 jogos, soma 1.195 minutos.

“Essa confiança que a Pia me dá, mais a preparação no Courage (time de Debinha nos Estados Unidos), hoje sou uma jogadora mais experiente e mais madura”, disse Debinha.

No esquema montado por Pia Sundhage, a atacante é fundamental para romper as defesas adversárias e abrir espaços para as demais jogadoras. “Vamos impor o nosso ritmo de jogo e claro, quero dar o meu melhor, usando a minha velocidade e força física”.

O futebol feminino do Brasil estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no dia 21 de julho de 2021, às 5h (horário de Brasília), diante da China.

Mais em Tóquio 2020