Siga o OTD

Tóquio 2020

Covid na Vila Olímpica liga alerta, mas organização trata caso com normalidade

Apesar do alarde, primeiro caso de Covid era esperado e não altera protocolo de testes em Tóquio 2020

Vila Olímpica tóquio covid
Vila Olímpica tem 1º caso de Covid (Instagram/TimeBrasil)

Tóquio – Não era uma questão se haveria ou não um caso positivo de Covid dentro da Vila Olímpica de Tóquio 2020. Mas, sim, quando este primeiro caso seria identificado. E, a seis dias da Cerimônia de Abertura, o Comitê Organizador informou neste sábado (17) que um funcionário testou positivo.

O funcionário, não identificado, realizou um exame no aeroporto, onde o resultado deu negativo. Mas nos exames feito na Vila Olímpica, o resultado positivo foi identificado e o funcionário foi colocado em quarentena de 14 dias, informou o Comitê Organizador.

Como reagir e o que fazer se você é um atleta que está na Vila Olímpica? Por hora, alerta ligado, mas nada de desespero. “Tem que manter a calma. Pensei assim para viajar para o México, no Pan-Americano, foi assim para paris, na Copa do Mundo. Não dá para falar que é uma rotina, porque seria uma rotina ruim. Temos que ter calma, mas é um processo que faz parte”, disse Marcus D’Almeida, atleta do tiro com arco e um dos poucos brasileiros que já está na Vila Olímpica.

+ Fernando Reis cai no doping

Protocolo todo dia

“Sigo todos os protocolos, sigo tudo que tem que ser feito, agora é ‘pau na máquina’ e fazer resultado”, completou Marcus D’Almeida.

O Comitê Organizador de Tóquio 2020 confirmou mais 14 novos casos relacionados aos Jogos desde 1º de julho. Isso eleva o número total para 44 testes positivos para Covid. Há falhas no protocolo, mas não há outra alternativa a não ser segui-lo. É cada um por si e todos por uma Olimpíada.

“Todos estarem seguindo o protocolo é a melhor maneira de evitar que isso aconteça. Todos devemos fazer a nossa parte. Isso é importante para manter o funcionamento e o ótimo clima da Vila Olímpica”, ressaltou Lucas Verthein, mais um atleta brasileiro que já está na hospedagem destinada aos atletas.

Vila Olímpica tóquio covid
(Instagram/TimeBrasil)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sem surpresa

Logo após a divulgação do primeiro caso de Covid na Vila Olímpica, Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, ao lado de Toshiro Muto, diretor-geral, reforçaram que seguir o protocolo é a única forma para a realização segura de Tóquio.

“Estamos fazendo o possível para garantir que não haja surto de Covid”, disse o presidente do Tóquio 2020, Seiko Hashimoto. “Não estamos meditando esforços, fazendo tudo o que podemos para prevenir qualquer surto. E caso ocorra um surto, pode ter certeza de que teremos um plano”.

Segundo o “Inside the games”, pelo menos cinco atletas tiveram teste positivo para Covid desde que chegaram ao Japão, mas não foram para a Vila Olímpica e estão isolados. Toshiro Muto frisou que “todos os esforços para garantir segurança e saúde na Vila Olímpica serão feitos”, e garantiu que a organização já previa casos positivos.

“Atletas serão submetidos a testes todos os dias, quem testar positivo será afastado”, completou o diretor-geral do Comitê Olímpico de Tóquio.

Mais em Tóquio 2020