Siga o OTD

Tóquio 2020

Fernando Reis cai no doping e Brasil perde grande chance de medalha

Fernando Reis, do levantamento de peso, é pego no doping e Brasil perde uma das maiores chances de medalha. Atleta nega irregularidade

Fernando Reis doping Jogos Olímpicos Tóquio Olimpíada
Foi encontrado Hormônio do Crescimento nas amostras do brasileiro (Reprodução/IWF.net/arquivo)

Tóquio – Uma verdadeira bomba atômia explodiu no Time Brasil na manhã de sábado (16) em Tóquio. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou a suspensão provisória imediata de Fernando Reis, do levantamento de peso, por resultado analítico adverso em testagem de doping. O atleta da categoria até 109 quilos, uma das maiores esperanças de medalha nos Jogos Olímpicos, foi excluído pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) da deleção ainda antes de embarcar para o Japão.

A testagem foi realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições, e a ABCD informa ter sido encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos. Por meio do advogado Marcelo Franklin, Fernando Reis negou o uso de qualquer substância proibida. “Estamos falando de um dos atletas mais testado para doping no mundo, só nos últimos meses ele fez mais de dez exames, todos sem problema nenhum. Será esclarecido que ele não utilizou nenhuma substância proibida. Não nos manifestaremos mais sobre este caso até o final do julgamento, de modo a preservar a imagem do atleta”, disse o advogado.

Chance de medalha

O brasileiro, quinto colocado nos Jogos da Rio-2016, foi também bronze no Mundial de 2018 e é atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos. Era, ainda, o terceiro melhor colocado dentre os competidores na capital japonesa. Por conta dos resultados, era figurinha carimbada nas previsões de medalha nos Jogos Olímpicos, que seria a primeira da modalidade no país. Curioso é que o terceiro lugar no Mundial, resultado inédito para o Brasil na modalidade, veio após suspensão do uzbeque Djangabaev Rustam justamente por caso de doping envolvendo a mesma substância.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fernando Reis pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão. A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) informam que seguem as orientações da ABCD e utilizam o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.

Nota oficial do COB

O Comitê Olímpico do Brasil confirma que foi informado pela Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD)   da suspensão provisória do atleta de levantamento de pesos Fernando Reis por resultado analítico adverso em controle feito fora de competição em 11 de junho de 2021. A amostra apontou a presença da substância Hormônio do Crescimento, enquadrada na categoria S2. 

Dessa forma, o atleta está excluído da delegação que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Comitê Olímpico do Brasil reforça seu compromisso com o Esporte Limpo, mantendo diversas iniciativas educacionais para o combate ao doping. Todos os atletas da delegação brasileira em Tóquio fizeram, obrigatoriamente, o curso de enfrentamento do doping oferecido pela Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020