Siga o OTD

Tóquio 2020

Hotel de luxo em Tóquio segrega uso de elevadores entre japoneses e estrangeiros

Akasaka Excel Hotel Tokyu, hospedagem de luxo localizada no centro da capital japonesa, separou o uso dos elevadores entre japoneses e estrangeiros, recuando após repercussão negativa

Hotel Tóquio segregação
Fachada do Akasaka Excel Hotel Tokyu (wikimedia/arquivo)

Tóquio – O Akasaka Excel Hotel de Tóquio criou uma segregação para o uso dos elevadores que lembra os tempos anteriores à luta pelos direitos civis nos Estados Unidos ou até mesmo o apartheid. Diante da aproximação dos Jogos Olímpicos em meio à pandemia da Covid-19, a direção da hospedagem de luxo fixou na sexta-feira (9) avisos em frente aos elevadores com os dizeres “somente para japoneses” em dois deles e “somente para estrangeiros” nos outros dois.

Diante da chuva de acusações de discriminação e segregação pelas redes sociais, e de perguntas dos hóspedes japoneses sobre se era proibido usar o elevador destinado aos estrangeiros, a direção do estabelecimento voltou atrás no domingo (11) e retirou os avisos. Para tentar se justificar, afirmou, segundo o Kyodo News, que “não tinha intenção de discriminar” e apenas queria separar os fluxo entre quem estava lá apenas para os Jogos do restante de hóspedes. Por fim, pediu desculpas pelo que chamou de “mal-entendido”.

Por ser localizado perto do centro de Tóquio, o Akasaka Excel Hotel deve receber bastante gente ligada ao evento. É quatro estrelas e a diária vai de cerca de US$ 70 para um quarto de 15m² a US$ 780 para um de 30m². A hospedagem fica bem próxima ao prédio do parlamento e do Palácio Imperial.

Estado de emergência

O estado de emergência anunciado pelo governo japonês na quinta-feira (8) começou a valer nesta segunda-feira (12) prevendo medidas para contenção da transmissão do coronavírus. Vale para Tóquio e Okinawa e vai vigorar até 22 de agosto, cobrindo, portanto, todo o período da Olimpíada. Os Jogos acabam em 8 de agosto. O governo também está preocupado com a chegada do Obon, tradicional feriado religioso onde costumam ser realizadas reuniões familiares. Neste ano, será comemorado exatamente no dia 22 de agosto. Em Chiba, Saitama, Kanagawa e Osaka também há medidas restritivas, porém mais leves, no que está sendo chamado de “quase” estado de emergência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

O estado de emergência obriga estabelecimentos que servem comida, como bares, restaurantes e karaokês a fechar às 20h e os proíbe de vender bebida alcoólica. No modo menos restitivo, é permitida a venda de bebidas alcoólicas até as 19h, desde as autoridades locais permitam.

Mais em Tóquio 2020