Siga o OTD

Tóquio 2020

Bastidores: Você sabe o que faz o COVID-19 Liaison Officer?

Apelidado como CLÔ, a função é fundamental para a organização e proteção dos envolvidos com Tóquio 2020

(Reprodução)

Oficiais de ligação do COVID-19? Essa é a tradução do termo em inglês. Popularmente, apelidado pelos brasileiros, como CLÔ, a sigla da função original: COVID-19 Liaison Officers. A complexidade da realização da Olimpíada em plena pandemia trouxe para a organização dos Jogos novas funções e essa é uma delas. O CLÔ é o responsável por todos os protocolos de segurança do seu grupo e, também, o ponto de comunicação entre o Comitê Organizador e o grupo ao qual pertence. Ponto fundamental nos bastidores de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Nomeação

Toda a burocracia começou em maio, quando cada grupo que vem aos Jogos Olímpicos teve que nomear um CLO. Uma pessoa para assumir todas as responsabilidades e estar atento aos protocolos exigidos. Inúmeros documentos foram solicitados. Tabelas de excel deram o início como o ponto de nomeação e forma de liberar os sistemas que seriam necessários nos protocolos.

Treinamento

Uma reunião internacional online fez parte do processo, dia no qual os organizadores passaram todas as regras que fariam parte da atividade e, também, distribuíram “livro”, material de apoio e iniciaram o ponto de contato. A partir desse momento, tudo que fosse relacionado aos integrantes seria resolvido através do CLO.

Activity Plan

O plano de atividades, em inglês Activity Plan, nada mais é do que a descrição e a solicitação do grupo para frequentar os lugares durante os primeiros 14 dias em Tóquio. O documento é de extrema importância e para ele ser aprovado foram necessários muitos ajustes. Primeiro o Comitê Organizador faz a verificação e depois o governo do Japão. Só viaja para o Japão quando está tudo certo.

Aqui vale contar uma história dos bastidores de Tóquio do nosso plano de atividades. Eu como CLO do OTD estive ao lado do Mateus Nagime, do Surto Olímpico, em todo esse processo. Nos ajudávamos por serem muitos detalhes. O documento chegou a ir e voltar cerca de seis vezes. Sendo que um dia, fui acordada às 7h pedindo uma alteração. Momentos inesquecíveis pré-viagem e, claro, de tensão também. No fim, tudo deu certo.

Funções

O COVID-19 Liaison Officers além de fazer todas as etapas prévias, estuda os protocolos e auxilia o grupo com os testes contra a Covid-19. Lembra sobre o monitoramento de temperatura e cuida dos papéis de embarque. Aqui vale destacar que até checklist foi disponibilizado pela organização ao CLO para que nada fosse esquecido, de tantas etapas que eram necessárias.

Cuidado durante os Jogos

Depois da chegada ao Japão, a função do CLO é estar em comunicação constante e bem informado sobre os integrantes do seu grupo. Através do sistema online, todos os resultados dos exames são disponibilizados para o CLO. Aqui vale contar que o exame, a temperatura, todos os monitoramentos do grupo são feitos através do responsável. É importante destacar que qualquer caso de contato próximo ou Covid-19 no grupo será o CLO o chamado para cuidar das providencias, bem como auxiliar como for preciso.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tóquio 2020