Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio volta ao estado de emergência e fica sem público nas competições

Medida entra em vigor na segunda-feira e vai estar valendo durante todo o período dos Jogos Olímpicos, que têm as competições marcadas para começar no dia 21 de julho, dois dias antes da Cerimônia de Abertura

jogos olímpicos público estado de emergência
(twitter/Tokyo2020/Getty Images)

Tóquio – O Japão anunciou nesta quinta-feira (8) a volta do estado de emergência em Tóquio como medida de combate à pandemia da Covid-19. Como a decisão vale de segunda-feira (12) a 22 de agosto, vai perdurar durante os Jogos Olímpicos e, consequentemente, influenciar a presença de público no evento. A Olimpíada tem competições marcadas para serem realizadas entre 21 de julho, dois dias antes da Cerimônia de Abertura, e 8 de agosto. De forma oficial, o Comitê organizador confirmou nesta sexta (9), que não haverá público nos eventos a serem realizados na capital japonesa e arredores.

Além de Tóquio, o estado de emergência valerá em Okinawa, onde está em vigor desde abril. As principais restrições estão ligadas a horário de fechamento e consumo de bebida alcóolica em estabelecimentos de serviços e comércio. Já em Chiba, Saitama, Kanagawa e Osaka foram recolocadas medidas mais leves de restrição, chamado de “quase estado” de emergência, válidas também até 22 de agosto. A capital estava nesse mesmo “quase estado”, o que permitia público de até 10 mil pessoas ou 50% da capacidade das arenas olímpicas, o que fosse menor. Em Hokkaido, Aichi, Kyoto, Hyogo e Fukuoka as medidas de restrição hoje em vigor serão retiradas no domingo (11).

“Novos casos na região metropolitana de Tóquio estão crescendo desde junho”, disse Suga, de acordo com o jornal The Japan Times. “Medidas mais fortes tornaram-se necessárias nessas áreas, mas podem ser retiradas se nós enxergarmos evidências de um impacto positivo no desenrolar da vacinação.”

Preocupações com a Covid-19

O anúncio desta quinta coincide com a chegada do alemão Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), em Tóquio. Um dia antes, na quarta-feira (7), a capital japonesa teve 920 casos novos de Covid-19, o maior número desde meados de maio, no pico da quarta onda. De acordo com o worldometers, o país já registrou quase 810 mil casos e pouco menos que 15 mil mortes. Nesta mesma quarta-feira, foram 22 mortes no país inteiro. A média móvel para sete dias estava em 21 mortes, a menor desde 8 de abril, ainda antes da quarta onda, quando foi de 20. O Japão tem, segundo o Our World in Data, 26,5% da população vacinada com pelo menos uma dose.

O primeiro decreto instalando o estado de emergência saiu em 7 de abril do ano passado, pouco depois do anúncio do adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021. Após ter sido retirado, foi recolocado em 25 de abril deste ano e prorrogado duas vezes até ser aliviado em meados de junho. Na ocasião, o governo de Yoshihide Suga manteve a medida na íntegra apenas em Okinawa.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020