Siga o OTD

Tóquio 2020

FIFA permite e seleções de futebol ampliam números de convocados para Tóquio

FIFA aumenta limite de convocação de 18 para 22 atletas; seleção feminina já tem nomes divulgados enquanto homens serão divulgados até a sexta

André Jardine convoca seleção Olimpíca
(Ricardo Nogueira/CBF)

A FIFA divulgou nesta quarta-feira (30), a ampliação de 18 para 22 o número de atletas que podem ser convocados pelas seleções de futebol olímpico para a disputa dos Jogos de Tóquio. Com isso, os grupos comandados André Jardine e Pia Sundhage serão reforçados por mais quatro atletas. As novas convocadas da lista feminina já foram anunciadas, enquanto os nomes da seleção masculina serão divulgados até a próxima sexta-feira (2), que passa a ser a nova data limite para a divulgação da lista final para o torneio.

Para a seleção feminina, a decisão pelas novas escolhidas foi fácil. Isso porque a primeira lista convocada por Pia Sundhage contava com quatro suplentes. Dessa forma, as quatro atletas que integravam inicialmente o grupo de suplentes passa a acompanhar a equipe para Tóquio definitivamente. As quatro novas convocadas são: Aline Reis, goleira do Granadilla Tenerife-ESP, Andressa Alves, meia da Roma, Letícia Santos, lateral do Eintracht Frankfurt, e Giovana Queiroz, atacante do Barcelona.

A mudança deverá ser mais impactante para a seleção masculina de futebol. Isso porquê a primeira lista divulgada pelo comandante conta apenas com 18 jogadores. Desta forma, o treinador escolherá mais quatro jogadores para integrar o grupo, respeitando o limite de 24 anos de idade.

+ Brasil é dominante, vence a Croácia e se garante na semi do Pré-Olímpico

A mudança anunciada pela Fifa foi um pedido feito por diversas delegações que estão na disputa do torneio de futebol olímpico e será válida, excepcionalmente, para a edição de Tóquio.

Andressa Alves, da seleção feminina de futebol, na China futebol olímpico Tóquio
Andressa Alves foi uma das beneficiadas pela mudança da Fifa (Daniela Porcelli/CBF)

Atualmente, a seleção feminina do Brasil está realizando a preparação final para o torneio em Portland, nos Estados Unidos, até o próximo dia 15. As quatro suplentes já estão no local, porém o grupo ainda não está completo: as meias Marta e Debinha, que se juntam ao elenco na próxima segunda.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Já o elenco masculino começa a se apresentar nesta quinta-feira (1) em São Paulo, onde fará a primeira preparação, contando apenas com os atletas que atuam fora do país. No dia 9, o grupo viaja até Catar, para a realização da preparação final, já com o grupo completo.

Mais em Tóquio 2020