Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil se recupera, bate a Mongólia e avança para as quartas do Pré-Olímpico

Depois de perder para a Polônia por um ponto nos últimos segundos, Brasil se recuperou, venceu a Mongólia e está nas quartas do Pré-Olímpico de basquete 3×3

Jonatas Mello Brasil x Mongólia Pré-Olímpico de basquete 3x3
Fiba

Depois de vencer Turquia e República Tcheca na quarta-feira, o Brasil voltou à quadra nesta sexta-feira pelo Pré-Olímpico de basquete 3×3 para mais duas partidas. No primeiro duelo, contra a Polônia, a equipe brasileira liderou a partida inteira, mas acabou sofrendo uma dolorida derrota nos segundos finais. Com o resultado, o time precisava vencer a Mongólia, cabeça de chave do Grupo A, para se classificar para as quartas de final. A missão era difícil, mas vitória veio e o país está classificado para as quartas de final do torneio, que classifica os três melhores para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Não fizemos um grande jogo contra a Polônia, sabemos disso, mas o importante foi não se abater para a partida diante da Mongólia. E foi isso que fizemos, mantendo o foco e jogando tudo que podíamos para conquistar a vaga – disse Jefferson Socas.

Agora, o Brasil encara a França, no domingo, às 11h, pelas quartas de final. Se vencer, terá pelo menos mais duas chances pela Olimpíada, já que os três times que subirem ao pódio garantem um lugar nos Jogos Olímpicos. “Sensação inexplicável. Mais de 24h para chegar aqui. Essa viagem tem que valer a pena. O grupo está de parabéns, estamos unidos. Não sei nem o que falar desse grupo. Somos uma família. Brasil é minha nação, vou defender ela com meu sangue. Brasil é um orgulho para mim. A gente sempre tem o problema, de perder um jogo, sentir. Sentamos, vimos os nossos erros. Corrigimos contra a Mongólia. E vencemos”, completou Socas.

+Assista ao vivo: Pré-Olímpico de basquete 3×3

BRASIL X POLÔNIA

No duelo contra a Polônia, o Brasil abriu logo de cara 3 a 0, mas, aos poucos os adversários foram encostando até chegar em 6 a 5. A partir deste momento, muitos erros foram cometidos pelos dois lados até que Fabrício Veríssimo colocou um bola de dois para deixar a vantagem em três novamente.

Jonatas Mello Brasil x Mongólia Pré-Olímpico de basquete 3x3
Fiba

Os brasileiros seguraram bem a liderança até chegar a 10 a 7, mas depois disso forçaram alguns arremessos de fora que não caíram e a Polônia voltou a encostar. Os europeus, no entanto, só passaram na frente ao fazer 12 a 11 a 18 segundos do fim. O Brasil empatou de novo, mas levou uma cesta no finalzinho que custou a derrota por 13 a 12.

BRASIL X MONGÓLIA

Apesar da derrota, o Brasil ainda tinha chances. Para isso, precisava vencer a Mongólia, apontada por todos antes do torneio como a grande favorita da chave. Depois de derrotarem a Polônia e a Turquia na quarta-feira, os asiáticos começaram mal o dia ao perder para a República Tcheca por 21 a 16 e não conseguiram se recuperar.

No jogo contra o Brasil, a Mongólia passou a partida quase toda atrás no placar, tendo conseguido só empatar quando o placar estava em 8 a 8. No fim, a vitória brasileira, contruída com seis pontos de Fabrício Veríssimo, cinco de André Ferros, quatro de Jonatas Mello e três de Jefferson Socas, foi de 18 a 10, garantindo a classificação da equipe para enfrentar no domingo a França pelas quartas de final do Pré-Olímpico de basquete 3×3.

França vai ser a adversária do Brasil nas quartas de final do Pré-Olímpico de basquete 3x3
França vai ser a adversária do Brasil nas quartas de final do Pré-Olímpico de basquete 3×3 (Fiba)

A França foi a campeã do Grupo C do Pré-Olímpico de basquete 3×3 com quatro vitórias em quatro jogos. Os franceses derrotaram Eslovênia, República Dominicana, Qatar e Filipinas na primeira fase da competição para garantir a primeira colocação da chave.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Quem vencer o duelo, avança para a semifinal, que será disputada no domingo mesmo. Os vencedores da semifinal garantem a classificação olímpica, enquanto os perdedores disputam a terceira e última vaga do basquete 3×3 para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020