Siga o OTD

Tóquio 2020

Em busca do sonho olímpico, Douglas Brose embarca para Paris

Bicampeão mundial encerrou preparação no Brasil e vai brigar por uma das três vagas na categoria até 75kg

Douglas Brose - Pré-Olímpico de caratê - Tóquio 2020
Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Um dos principais caratecas da última década no mundo, Douglas Brose, do Time Ajinomoto, finalizou sua preparação em solo brasileiro e embarcou para Paris, na França, onde disputará o Pré-Olímpico de caratê, de 11 a 13 de junho, em busca da tão sonhada vaga olímpica em Tóquio 2020.

“Mesmo com todos os títulos já conquistados, considero essa competição a mais importante da minha vida. Todos sabem o meu esforço para que o caratê se tornasse um esporte olímpico e quero muito essa vaga para poder fazer parte desse momento histórico”, revelou o bicampeão mundial.

+Daniel Dias revela ansiedade diferente antes de sua última Paralímpiada

Foram meses de uma preparação intensa e que, na reta final, contou com o auxílio do também carateca e lutador profissional de MMA, Marcio Lyoto.

“Mesmo com a dificuldade da pandemia, conseguimos fazer uma excelente preparação. Nos primeiros meses montei uma estrutura em casa para poder continuar treinando normalmente, sempre com o apoio irrestrito da minha esposa e treinadora Lucélia Brose. Nessa reta final contei com a ajuda do grande lutador Marcio Lyoto, que por ser mais alto e mais pesado, me ajudou muito nessa adaptação da nova categoria. Tenho certeza que vamos deixar o nosso melhor na competição”, destacou Douglas Brose, que lutará na categoria -75 kg.

O Pré-Olímpico

O Pré-Olímpico de caratê vai funcionar como uma repescagem mundial para a Olimpíada de Tóquio. Assim, todos os países sem caratecas classificados poderão inscrever um representante por categoria. Ao todo, serão 72 atletas de 72 países diferentes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, a competição será disputada em eliminatórias simples. E os caratecas que forem eliminados pelos dois finalistas disputam, então, outras duas vagas na repescagem. Esses quatro atletas (os dois finalistas da primeira etapa e os dois classificados da repescagem), lutarão no sistema “todos contra todos”. Ao final, os três melhores ficam com uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Mais em Tóquio 2020