Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil estreia com duas vitórias no Pré-Olímpico de basquete 3×3

Brasil atropela Turquia na estreia e vence os tchecos no segundo jogo do Pré-Olímpico, que dá três vagas em Tóquio

Brasil - Pré-Olímpico de basquete 3x3 - Tóquio 2020
(Divulgação/FIBA)

O Brasil começou com o pé direito o Pré-Olímpico de basquete 3×3. Nesta quarta-feira (26), em Graz, na Áustria, a seleção entrou em quadra duas vezes e saiu vitoriosa em ambas as oportunidades. Inicialmente, atropelou a Turquia no primeiro jogo, vencendo por 21 a 6, e depois, teve mais trabalho no segundo duelo, mas também saiu com a vitória sobre a República Tcheca por 21 a 14.

Assim, o Brasil é o único time do Grupo A até agora com 100% de aproveitamento e soma 42 pontos marcados. Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca completam a chave.

+Confira a tabela completa do Pré-Olímpico de basquete 3×3

No primeiro jogo, o Brasil dominou a Turquia. Jefferson Socas e Jonatas Mello foram os maiores pontuadores do jogo, com seis pontos cada, enquanto Fabrício Veríssimo e André Ferros marcaram cinco e quatro, respectivamente. Além disso, a seleção teve um aproveitamento de 64% nos arremessos.

Já na segunda partida, André Ferros brilhou e comandou a vitória brasileira com 11 pontos marcados. Jonatan Mello foi o segundo maior pontuador da seleção, com quatro pontos, enquanto Fabrício Veríssimo e Jefferson Socas anotaram três cada um. Assim, o time teve 54% de aproveitamento.

“Duas vitórias no dia, dia excelente para a gente. Subimos o patamar do nosso jogo. É manter a consistência, disciplina tática que estamos treinando. Os jogadores se dedicaram, deixaram tudo na quadra, mais o talento deles, nos permitiram os 2/0. Agora é comemorar, treinar, e ir com tudo para fechar com 4/0 na sexta-feira em busca dessa vaga”, disse o técnico Douglas Lorite.

Próximos passos

Agora, o Brasil volta à quadra na sexta-feira (28), com previsão de jogar às 13h45 contra a Polônia. E no mesmo dia fecha a fase de classificação do Grupo A contra a Mongólia. Depois disso, todos os jogos de mata-mata acontecem no domingo, dia 30.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vale destacar que o Pré-Olímpico de basquete 3×3 é disputado por 20 países, que foram divididos em quatro grupos de cinco, classificados automaticamente com base no ranking mundial. Assim, as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos e as duas melhores se classificam para as quartas de final.

Por fim, as semifinais e os jogos do terceiro lugar serão conhecidos no Pré-Olímpico de basquete 3×3 como os jogos da vaga olímpica. Isso porque os vencedores destes três jogos garantirão a classificação para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Mais em Tóquio 2020