Siga o OTD

Tóquio 2020

Daniel Nascimento vence maratona de Lima e conquista o índice olímpico

Na primeira maratona de sua vida, Daniel Nascimento fez o índice olímpico em Lima e obteve a melhor marca de um brasileiro na prova desde 2012

Daniel Nascimento vence maratona de Lima e conquista índice olímpico
Tião Moreira

O Brasil chegou neste domingo ao número de 230 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O autor do feito foi Daniel Nascimento, que venceu a maratona de Lima com o tempo de 2h09min06s, baixando em mais de dois minutos o índice exigido para ir para a Olimpíada. Além disso, o atleta registrou o melhor tempo de um brasileiro na prova de 42 km em nove anos.

Daniel Nascimento foi o primeiro brasileiro a baixar de 2h10min desde que Marílson Gomes dos Santos ficou em sexto lugar na maratona de Berlim em setembro de 2013 com a marca de 2h09min24s e foi a melhor marca obtida por um atleta do país desde o sexto lugar do próprio Marílson na maratona de Londres com o tempo de 2h08min03 em 2012.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com o resultado, Daniel Nascimento é o terceiro brasileiro classificado para os Jogos Olímpicos na maratona, mas é dele o melhor tempo até agora, já que Daniel Chaves se classificou com 2h11min10s e Paulo Roberto de Paula fez 2h10min08s.

O curioso é que Daniel Nascimento conquistou o índice na primeira maratona de sua carreira. O atleta já vinha se dedicando às corridas de rua, tanto que foi o melhor brasileiro na Corrida de São Silvestre de 2019 e venceu a Meia Maratona de São Paulo em 2020, mas os 42 km foram enfrentados por ele pela primeira vez na capital peruana.

Essa foi também a melhor estreia da história do atletismo sul americano. A marca anterior também pertencia a um brasileiro. Ronaldo da Costa fez 2h09m07s na Maratona de Berlin, onde posteriormente bateu o recorde mundial (2h6m05s em 1998). Esse ainda é o recorde sul-americano vigente.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020