Siga o OTD

Tóquio 2020

Ane Marcelle é campeã do Pré-Olímpico das Américas e se garante em Tóquio

Ane Marcelle dos Santos garantiu neste sábado a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 durante o Pré-Olímpico das Américas de tiro com arco

Ane Marcelle pódio Pré-Olímpico das Américas de tiro com arco

No masculino, Marcus D’Almeida se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. Já a vaga feminina do tiro com arco só veio neste sábado, quando Ane Marcelle dos Santos carimbou o passaporte para o Japão ao vencer o Pré-Olímpico das Américas, disputado em Monterrey, no México, em paralelo ao Campeonato Pan-Americano da modalidade.

Depois de atingir a maior pontuação na qualificação entre as participantes do Pré-Olímpico, Ane Marcelle dos Santos passou sem grandes problemas das oitavas de final na sexta, mas sofreu uma barbaridade no primeiro confronto deste sábado pelas quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Ane Marcelle enfrentou a argentina Florencia Leithold, que venceu os dois primeiros sets por 27/24 e 26/25, abrindo 4 a 0 no placar. Ane Marcelle dos Santos reagiu e empatou o duelo ao fazer 28/25 e 28/26 nas duas parciais seguintes.

No quinto set, no entanto, houve empate em 27 a 27. Assim, a decisão sobre quem avançava para a semifinal foi para a flecha de ouro. Ane Marcelle dos Santos acertou no nove, enquanto Florencia Leithold mandou o tiro no sete. Assim, a brasileira avançou para a semifinal e ficou muito perto da classificação para os Jogos Olímpicos.

Ane MArcelle dos Santos classificada no tiro com arco para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Ane Marcelle já estava entre as quatro melhores do Pré-Olímpico e as três primeiras colocadas de nações diferentes se classificavam para Tóquio. No jogo seguinte das quartas de final, a equatoriana Adriana Espinosa eliminou a boliviana Mayte Cachi por 7 a 3.

Na sequência, a vitória da canadense Tania Edwards sobre a dominicana Stefany Jerez por 7 a 1 definiu os países classificados para os Jogos Olímpicos, já que o quarto confronto seria entre Ana Machado, do Brasil, e Stephanie Barrett, do Canadá.

O resultado classificou Adriana Espinosa, do Equador, para os Jogos Olímpicos e deixou a definição sobre quem representaria Brasil e Canadá em Tóquio. Apenas a melhor de cada país carimbaria o passaporte.

Ane Marcelle dos Santos, no entanto, nem precisou disputar a semifinal para saber que estava em Tóquio porque Ana Machado não foi páreo para Stephanie Barrett e perdeu por 6 a 0 com parciais de 26/20, 26/14 e 28/21.

Com a vaga garantida em Tóquio, Ane Marcelle e Adriana Espinosa se enfrentaram na semifinal. A brasileira saiu na frente com 26 a 21, mas a equatoriana empatou com 25 a 22 e virou com 26 a 24.

Ane Marcelle dos Santos aumentou a concentração nos dois sets seguintes e foi quase perfeita para virar de novo, vencer por 28 a 23 e 29 a 25 para se classificar para a final do Pré-Olímpico das Américas de tiro com arco.

Na outra semifinal, Stephanie Barrett e Tania Edwards disputaram entre si a vaga do Canadá nos Jogos Olímpicos e foi eletrizante. Os dois primeiros sets terminaram empatados em 26 a 26, mas Barrett conseguiu vantagem no terceiro ao fazer 26 a 24, mas Edwards deixou tudo igual de novo com 27 a 25. Assim, a definição da classificada do país ficou para o quinto e decisivo set com vantagem para Barrett por 25 a 24.

Na final, Stephanie Barrett não conseguiu concorrer com o excelente nível apresentado por Ane Marcelle dos Santos, que assegurou a medalha de ouro ao derrotar a adversária por 7 a 1 com parciais de 28/20, 26/26, 29/28 e 26/25.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020