Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Tiro com arco do Brasil garante mais quatro vagas na Paralimpíada

Com a vaga conquistada por Jane Karla no Mundial de 2019, serão cinco os representantes do Brasil no tiro com arco na Paralimpíada de Tóquio-2020

Brasil conquista quatro vagas no tiro com arco para os jogos paralímpicos
Divulgação

Eram dez vagas em disputa para os Jogos Paralímpicos no Campeonato Parapan-Americano de tiro com arco: duas no W1, quatro no arco recurvo e quatro no composto. E o Brasil levou quatro delas e agora terá cinco representantes na modalidade, uma vez que Jane Karla já tinha conseguido um lugar para o país em Tóquio no Mundial de 2019.

O primeiro a conseguir vaga para o Brasil nesta sexta-feira foi Esdras Rocha, que derrotou o mexicano Jaime Macias por 122 a 116 na semifinal e foi campeão do W1 masculino ao bater o compatriota Helcio Perilo por 126 a 124 na decisão.

Quem também carimbou o passaporte para Tóquio no tiro com arco foi Andrey de Castro, que venceu a semifinal do composto masculino por 133 a 127 sobre o mexicano Gerardo Rodriguez. Como nessa prova, os dois primeiros do Parapan se classificavam, o brasileiro comemorou mesmo perdendo a final para Omar Echeverria, também do México, por 145 a 138.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A terceira vaga do tiro com arco para os Jogos Paralímpicos do dia veio com Fabíola Dergovics, que venceu na semifinal do arco recurvo feminino a compatriota Thais Carvalho por 7 a 1 com parciais de 26/24, 28/22, 24/24 e 28/23.

Na decisão, ela perdeu o primeiro set para a americana Emma Ravish por 24/22, mas conseguiu a virada ao vencer os três seguintes por 24/20, 26/17 e 26/19 para fechar o jogo em 6 a 2 e conquistar a medalha de ouro. Já Thais Carvalho perdeu a decisão do terceiro lugar para Maria Guzman, da Colômbia, por 6 a 4 com parciais de 20/24, 27/21, 23/24, 21/19 e 26/14.

A quarta vaga brasileira do dia no tiro com arco veio no recurvo masculino. Heriberto Roca garantiu mais um lugar para o Brasil em Tóquio ao derrotar na semifinal o José Baez por 7 a 3, de virada, por 22/24, 21/21, 25/21, 23/20 e 23/22.

Na decisão, Heriberto Roca teve pela frente o mexicano Samuel Molina, que eliminou o brasileiro Nelson Silva Santos na semifinal, e também foi derrotado pelo adversário terminando com a medalha de prata.

Rejane Cândido disputou a final do W1 feminino e precisava vencer para garantir a classificação para a Paralimpíada, mas perdeu para Lisa Coryell, dos Estados Unidos, por 119 a 89, e ficou com a medalha de prata no Parapan.

No composto feminino, Anne Xavier poderia ter conseguido mais uma vaga para o Brasil se chegasse à final, mas perdeu na semi para a canadense Karen Van Nest. De consolo, pelo menos, levou a medalha de bronze ao derrotar a americana Teresa Wallace por 128 a 119.

Medalhas e vagas:

W1 feminino

Prata: Rejane Cândido

W1 masculino

Ouro: Esdras Rocha – vaga para a Paralimpíada
Prata: Helcio Perillo

Composto feminino

Bronze: Anne Pacheco Xavier

Composto masculino

Prata: Andrey de Castro – vaga para a Paralimpíada

Recurvo feminino

Ouro: Fabíola Dergovics – vaga para a Paralimpíada

Recurvo masculino

Prata: Heriberto Roca – vaga para a Paralimpíada

Além das sete medalhas conquistadas nesta sexta-feira, o Brasil tinha ganho duas pratas por equipes, totalizando nove pódios no Parapan de tiro com arco.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia