Siga o OTD

Tóquio 2020

Patrocinadores locais estendem contrato com os Jogos

Segundo a AP, principais apoiadores devem injetar, cada um, 1 bilhão de ienes para ajudar a cobrir os custos extras gerados pelo adiamento. Tem novidade também nos preparativos

Vila Olímpica de Tóquio 2020 pode ser usada contra a pandemia e virar um hospital Tóquio-2020 cerimônias patrocinadores
Vila Olímpica de Tóquio 2020 (Wikicommons/Arne Müseler)

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 anunciaram a extensão dos contratos com todos os 68 patrocinadores domésticos, motivada pelo adiamento do evento por um ano. A informação está publicada no “Asahi Shimbun”, citando a agência “Associated Press”.

Os detalhes do acordo não foram dados, mas estima-se que os quinze principais patrocinadores, chamados de “Gold Partners”, vão injetar 1 bilhão de iens cada, cerca de US$ 10 mihões. Alguns deles são Canon, Fujitsu, Mizuho Financial Group, alguns jornais, ANA e Japan Airlines, dentre outros.

Alguns dias antes, os organizadores haviam anunciado que o adiamento dos Jogos por conta da pandemia aumentou em US$ 2,8 bilhões o orçamento geral dos eventos, elevando o custo total para US$ 15,4 bilhões.

Preparativos

Enquanto a conta, salgada, vai sendo fechada, seguem os preparativos para o evento. Há, por exemplo, uma nova equipe criativa para o programa das Cerimônias de Abertura e Encerramento. A principal troca é a função do publicitário Hiroshi Sasaki, que passou de supervisor para diretor executivo do projeto. Ele promete investir na simplicidade.

Sasaki Hiroshi Nomura Mansai cerimônia tóquio-2020
À esquerda, Sasaki, à direita, Nomura (reprodução/tokyo2020.org)

Segundo o “Kyodo News”, Sasaki, de 66 anos, substituirá o aclamado ator Kyogen Nomura Mansai, e irá revisar os planos para as quatro cerimônias. “Quero expressar algum tipo de avanço ou esperança para o futuro”, disse Sasaki em uma coletiva de imprensa na qual Nomura esteve ao seu lado.

+ Revezamento da tocha passará por 859 cidades no Japão

As cerimônias ainda serão uma grande celebração, mas provavelmente terão uma abordagem mais simples, projetadas para refletirem a simplificação geral dos Jogos e a necessidade de manter as medidas contra a Covid-19.

Nova direção

Sasaki é muito conhecido no Japão por seus comerciais de TV de sucesso. Mas ele ficou mundialmente famoso após a cerimônia de entrega da bandeira nos Jogos Olímpicos Rio-2016, que estrelou o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe vestido de Super Mario.

tóquio-2020 sasaki cerimônias Tóquio-2020 cerimônias patrocinadores
Shinzo Abe de Super Mario na Rio-2016 (twitter/olympicchannel)

Contudo, a missão para Tóquio-2020 é outra: simplicidade. “Esta é uma chance de mudar a imagem exagerada das cerimônias olímpicas como espetáculos extravagantes”, disse Sasaki.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Há fortes rumores sugerindo a possibilidade de repetir aspectos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, que Sasaki descreveu como “tão simples, mas tão comovente”.

Mais em Tóquio 2020