Siga o OTD

Tóquio 2020

Para disputar Tóquio, atletas terão que fazer teste de Covid-19

Ainda sobre os Jogos Olímpicos, em 2021, os jogadores de basquete da NBA podem ficar de fora da competição por causa dos playoffs

Tóquio Atletas Coronavírus
Os organizadores dos Jogos de Tóquio divulgaram nesta quarta-feira (23) o protocolo de segurança (COI/Divulgação)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 divulgou nesta quarta-feira (23) que os atletas serão obrigados a fazer os testes de coronavírus assim que desembarcarem no Japão. Por outro lado, o programa de normas apresentado não exige período de quarentena de duas semanas. Para evitar infecções, o órgão deseja reduzir as movimentações, limitando saídas dos alojamentos para os locais de treino e competição.  

+ Petrúcio deixa favoritismo e fala da ansiedade para 2021; ouça!

Essa protocolo foi estabelecido para garantir a segurança na chegada dos atletas à Tóquio e na sua continuidade no período da competição. O evento está marcado para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. A regulamentação para os atletas e equipes técnicas exigirá um teste 72 horas antes de viajarem ao Japão e que apresentem um atestado médico negativo. Uma segunda análise será feita na chegada ao território nipônico.

+ Natália: Tóquio, homenagem à Brait, Luizomar paizão e futuro

“Os atletas precisam ser protegidos e podem se infectar se tiverem contato com o público. E também temos que proteger os cidadãos de possíveis infecções”, explicou Toshiro Muto, diretor executivo do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio. O dirigente abordou o tema durante a apresentação do protocolo de segurança sanitária realizado nesta quarta-feira.

Restrição nos deslocamentos

A proposta do Comitê Organizador de Tóquio é que os competidores só possam se deslocar entre aeroporto, locais de hospedagem (os endereços que vão acolher as equipas olímpicas antes do evento e a Vila Olímpica durante a competição) e as instalações desportivas, tanto para treinos quanto para as provas. Portanto, as regras servirão também para os atletas que residem no Japão.

+ COB e CPB anunciam Havaianas como novo patrocinador

Os anfitriões também planejam submeter os atletas a testes extras na chegada às acomodações, durante a permanência e antes das competições, de acordo com as diretrizes de cada federação internacional e com o projeto determinado por Tóquio-2020. O deslocamento dos atletas será feito em veículos especiais habilitados pela organização, que também solicitará aos participantes que relatem regularmente o seu estado de saúde.

Aprovação do COI

De acordo com Toshiro Muto, o próximo passo é fazer com que todas essas medidas sejam aprovadas com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e as federações internacionais. O diretor executivo do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio confia que receberá o apoio de todas as partes envolvidas para conseguir fechar o protocolo de segurança para os atletas até ao final de 2020.

+ Grand Slam de Tóquio é cancelado por causa do coronavírus

A pandemia do coronavírus infectou milhões de pessoas em todo o mundo e isso fez com que fosse colocada em dúvida a realização dos Jogos de Tóquio. Porém, nesta quarta, Yoshihide Suga, o novo primeiro-ministro do Japão, manteve contato com Thomas Bach, presidente do COI, e ressaltou a importância do evento e que vão fazer o máximo para que possam realizar com sucesso os Jogos de Toquio.

Tóquio com ou sem atletas da NBA?

Jayson Tatum NBA Playoffs
Alguns atletas da NBA podem ficar de fora de Tóquio (Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images)

Os jogadores que atuam na NBA foram liberados para disputar os Jogos Olímpicos a partir da edição de Barcelona-1992. No entanto, os Jogos de Tóquio correm o risco de não contar com os principais atletas que jogam no basquete dos Estados Unidos. Essa incerteza ocorre por causa das adaptações que o calendário sofreu por conta da pandemia do coronavírus. O tema foi abordado em entrevista de Adam Silver, comissário da liga, à rede”CNN” americana.

+ Jogos no Japão têm maior público desde início da pandemia

“Podemos estar diante de um cenário em que os 15 melhores jogadores da NBA não estejam competindo na Olimpíada. Obviamente, existem muitos jogadores da NBA que participam da Olimpíada por outros países. Isso é algo que teremos que resolver. Essas são circunstâncias altamente únicas e incomuns, então teremos que encontrar uma maneira de fundir e mesclar essas duas considerações concorrentes”, disse Adam Silver.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No cenário sem coronavírus, a temporada regular da NBA inicia no final de outubro, terminando em meados de abril, enquanto as finais ocorrem até a metade de junho. Por conta da crise de saúde global, a NBA de 2019/20 segue em disputa com Miami Heat e Boston Celtics, na decisão da Conferência Leste, e Los Angeles Lakers e Denver Nuggets, na final do Oeste. A previsão é que os playoffs da atual temporada terminem em outubro.

Mais em Tóquio 2020