Siga o OTD

Tóquio 2020

Chama olímpica será exposta ao público a partir de setembro

Fogo sagrado ficará exposto no Museu Olímpico Japonês, em Tóquio, a partir do dia 1º de setembro

Chama Olímpica ficará exposta ao público em Tóquio (twitter/olympicflame)

O Comitê Olímpico Japonês (JOC) anunciou nessa segunda-feira (24) que a chama olímpica estará em exibição no Museu Olímpico Japonês a partir do dia 1º de setembro até o dia 1º de novembro. A informação é da “Reuters”.

A chama foi vista pela última vez em Fukushima, depois que o revezamento da tocha foi cancelado após sua chegada da Grécia.

Com os Jogos Olímpicos adiados para 2021 por causa da pandemia do coronavírus, os organizadores discutiram a melhor forma de armazenar e apresentar a chama olímpica no Japão.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Primeiramente, a chama ficou exposta no Centro de Treinamento J-Village, em Fukushima. Por lá, virou um símbolo de esperança, já que a cidade sofreu um tsunami, um terremoto de 9,1 graus na escala Richter e o colapso de três reatores nucleares em 2011, resultando em cerca de 15 mil mortos.

O acesso ao local de exibição da tocha olímpica, porém, foi restrito, a fim de evitar aglomerações e o risco de propagação do coronavírus. Cada visitante teve cerca de 30 segundos para observar a chama.

Mudança para Tóquio

Agora, o Comitê Olímpico Japonês decidiu expô-la na capital do país e sede dos Jogos Olímpicos, dentro do museu localizado perto do Estádio Nacional, construído especialmente para a Olimpíada.

Para evitar aglomeração de multidões para ver a chama, haverá um sistema de reserva com data e hora marcadas.

Nem o JOC nem os organizadores da Tóquio 2020 disseram onde a chama ficará localizada depois disso.

Revezamento da Tocha

Na semana passada, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 divulgou que não deve alterar o revezamento da tocha olímpica no ano que vem.

O revezamento deveria ter começado no dia 26 de março desse ano, antes do adiamento dos Jogos. Ele deve durar 121 dias e viajará por todas as 47 regiões do Japão.

Com os Jogos Olímpicos previstos para começar em 23 de julho de 2021, o revezamento deve começar, provavelmente, no dia 25 de março, na prefeitura de Fukushima.

o Comitê Olímpico Japonês (JOC) anunciou que a chama olímpica estará em exibição no Museu Olímpico Japonês a partir do dia 1º de setembro até o dia 1º de novembro
Revezamento da Tocha Olímpica não deve sofrer alterações (Crédito: AFP)

Mais em Tóquio 2020