Siga o OTD

Tóquio 2020

Governo de Tóquio eleva alerta da pandemia para nível mais alto

Com mais de cem novos casos diários de Covid-19 nos últimos sete dias, prefeitura entende que sede dos Jogos do ano que vem vive nova onda de disseminação

tóquio coronavírus alerta
Yuriko Koike orienta a população de Tóquio contra a disseminação do novo coronavírus (facebook/yuriko.koike.96)

Pelo sétimo dia seguido, Tóquio viu a contagem diária de casos do novo coronavírus passar dos três dígitos. A disseminação obrigou a prefeitura da capital japonesa a elevar para quatro o nível de alerta, o mais alto desde que a região saiu do estado de emergência.

Segundo o jornal “Asahi”, um painel de especialistas criado pela prefeitura de Tóquio reuniu-se avaliar a situação insistiu em que o nível de alerta fosse aumentado.

Há um consenso de que o Japão está enfrentando um ressurgimento do novo coronavírus após suspender o estado de emergência em maio. O nível quatro de alerta indica que a “infecção está se espalhando”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Outro cenário

A situação agora enfrentada por Tóquio é muito diferente da primeira onda registrada de março, segundo Norio Omagari, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Centro Nacional de Saúde e Medicina Global.

“Existem grandes diferenças nas faixas etárias afetadas, na taxa em que os indivíduos desenvolvem sintomas graves e nas características específicas dos indivíduos infectados”, disse Omagari.

Segunda onda do novo coronavírus eleva alerta em Tóquio
Segunda onda do novo coronavírus eleva alerta em Tóquio (Facebook/Olympics)

No que diz respeito a elevar o alerta ao nível mais alto, Omagari explicou que o número médio de rotas de infecção não rastreáveis ​​quase dobrou na semana mais recente.

Se essa tendência continuasse por quatro semanas seguidas, o número aumentaria em 16 vezes, o que significa que haveria cerca de 1.200 novos casos diários que não eram rastreáveis.

Fique em casa

A governadora reeleita Yuriko Koike fez novos pedidos aos moradores de Tóquio. Viagens não essenciais para fora de Tóquio devem ser evitadas. Também não é recomendado idas a estabelecimentos de vida noturna e restaurantes que não estão adotando medidas suficientes para prevenir infecções.

“Gostaria de pedir novamente aos moradores e empresas que sejam conscientes na prevenção da propagação do vírus”, disse Yuriko Koike em entrevista coletiva.

+ Instalações para os Jogos em 2021 estão quase garantidas

Koike também levantou dúvidas sobre o plano do governo japonês de lançar uma campanha subsidiada neste mês para impulsionar o turismo doméstico atingido pela pandemia.

tóquio alerta coronavírus
Yuriko Koike e Shinzo Abe, primeiro ministro japonês (Wikkicommons/内閣官房内閣広報室)

Há uma preocupação de que o programa possa acabar espalhando o vírus e sobrecarregar os sistemas médicos regionais.

“Eu quero que repensem sobre quando executar a campanha”, disse Koike. Curioso é que a governadora de Tóquio e Shinzo Abe, primeiro ministro japonês, estavam buscando afinar o discurso no combate ao novo coronavírus em prol da realização da Olimpíada em 2021.

A ‘Campanha Go To Travel’, a ser lançada em 22 de julho, irá subsidiar até metade das despesas de turismo, incluindo taxas de acomodação e transporte. Resta saber se a campanha vai ser mantida ou adiada.

Mais em Tóquio 2020