Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio supera cem casos de coronavírus pela 1ª vez após volta

Com o fim do estado de emergência e das regras de isolamento, prefeitura de Tóquio vê alta na disseminação do novo coronavírus e faz alerta à população

Metrô de Tóquio (Facebook/tokyo2020)

Após quase dois meses com poucos casos, a prefeitura de Tóquio voltou a ver o número de contaminados por coronavírus subirem vertiginosamente. Segundo o “Asahi”, 107 novos casos de Covid-19 foram notificados nesta quinta-feira (2), maior número desde que o estado de emergência foi encerrado na região que irá abrigar os Jogos em 2021.

No dia 2 de maio, ainda sob o estado de emergência, a prefeitura de Tóquio registrou 154 casos de Covid-19. Com os novos casos superando três dígitos, a governadora Yuriko Koike, que está em plena campanha para a releição, subiu o tom.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Precisamos estar em alerta contra a disseminação do vírus. Este é o estágio em que estamos agora, de novo”. E a governadora parece ter um público alvo em especial. Isso porque Yuriko alertou os mais jovens a não frequentarem os bairros com bares noturnos. Dos 107 novos casos, dois terços foram de pessoas entre 20 e 30 anos.

O fato é que a nova onda de casos está diretamente ligada à abertura do comércio e serviços essenciais após o fim do estado de emergência. Contudo, por hora, a governadora espera não retomar as restrições.

“Quando o comércio estava suspenso e o estado de emergência estava em vigor, as pessoas foram obrigadas a respeitá-los. E ninguém quer experimentar essa situação semelhante novamente”, disse Yuriko.

Até agora, o Japão conta 19,700 mil de Covid-19 e 990 mortes.

Jogos de Tóquio Yuriko Koike coronavírus estado de emergência
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, na inauguração do Estádio Olímpico (facebook/@yuriko.koike.96)

Celebração?

O próximo dia 23 de julho marcará um ano para a cerimônia de abertura de Tóquio-2020 em 2021. Segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), essa data deverá ser celebrada. Mas como fazer isso em meio à pandemia?

+ Maioria dos moradores da capital japonesa não quer Jogos em 2021

Em discussões com o Comitê Organizador da Olimpíada, a entidade quer comemorar a marca, meio ainda sem saber como. “É certo que iremos, de alguma forma, deixar marcada essa data. Esperamos que tal evento sirva de energia positiva para o próximo ano”, disse Christophe Dubi, diretor executivo do COI para o “Inside The Games”.

Mas com os casos aumentando na região de Tóquio é difícil imaginar um evento grandioso como foi realizado em 2019, quando celebrou-se um ano para o início de Tóquio-2020.

Mais em Tóquio 2020