Siga o OTD

Tóquio 2020

Primeiro-ministro e governadora dão suporte à Olimpíada

Primeiro ministro Shinzo Abe e Yuriko Koike, governadora reeleita, reúnem forças para a realização de Tóquio-2020 em 2021

Yuriko Koike e Shinzo Abe (Wikkicommons/内閣官房内閣広報室)

Em meio à pandemia, o adiamento de Tóquio-2020 ganhou força com a reeleição de Yuriko Koike para governadora da capital japonesa. E assim que a vitória nas urnas foi confirmada, Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, fez questão de ir ao encontro de Koike para juntos reforçarem o apoio à realização dos Jogos em 2021.

“A governadora Koike e eu teremos que cooperar mais estreitamente do que nunca”, disse ele, segundo o “Kyodo News”, após cumprimentá-la pela vitória na eleição do último domingo (5).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Por sua vez, a governadora reeleita agradeceu e reforçou o planejamento para Tóquio-2020 em 2021, com a ajuda do governo federal.

“Superarei firmemente a pandemia com a ajuda do poder do governo e juntos vamos liderar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos como prova de nossa vitória”, acrescentou Koike.

Amigos e rivais

Shinzo Abe e Yuriko Koike são rivais políticos desde que a governadora deixou o Partido Liberal Democrata do primeiro-ministro em 2017.

O manejo da pandemia por Koike foi amplamente aprovado pelos cidadãos de Tóquio. Contudo, a abordagem de Abe recebeu críticas por não introduzir restrições sociais suficientes.

Yuriko Koike é reeleita para comandar a prefeitura de Tóquio (Facebook/yuriko.koike.96)

Em uma pesquisa realizada durante a eleição pela emissora pública de televisão “NHK”, 63% dos entrevistados aprovaram a forma como Koike lidou com contra a disseminação do vírus durante a pandemia.

Obviamente, Abe está tentando colar na figura da governadora para melhorar sua avaliação. E Koike, dizem os jornais japoneses, é uma tremenda candidata para ocupar a vaga de primeira-ministra.

Fato é que Tóquio-2020 ganha força, mas ainda terá muito pela frente até sua realização.

Relaxando as fronteiras

O governo do Japão está considerando diminuir as restrições de viagens para atletas estrangeiros que competirão na Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020 no próximo ano.

Fontes disseram que o governo procuraria priorizar atletas. Um sistema seria implementado para protegê-los de possíveis restrições, informou o “Kyodo News”.

Desde fevereiro, o Japão restringiu as viagens para visitantes em uma tentativa de impedir a propagação da Covid-19.

Mais em Tóquio 2020