Siga o OTD

Tóquio 2020

Votação elege maior mascote olímpico de todos os tempos

Vinícius e Tom, mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, estão nas quartas de final, bem próximos da semi

Vinicius e Tom mascotes Rio 2016 votação
(twitter: Olympic Channel)

O Olympic Channel, canal oficial dos Jogos Olímpicos, está realizando em suas redes sociais uma votação para eleger o maior mascote olímpico de todos os tempos e o Brasil está na disputa. Vinícius e Tom, mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, já está nas quartas de final, próximo das semis.

A votação começou ontem com 16 mascotes dos Jogos Olímpicos de verão e inverno e irá até domingo.

Tom e Vinícius passaram com tranquilidade pela primeira rodada. A dupla de mascotes inspirada em Tom Jobim e Vinícius de Moraes, dois dos maiores compositores da história do Brasil, superaram sem problemas os noruegueses Haakon e Kristin, dupla de mascotes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, disputados em Lillehammer, na Noruega.

Os dois primeiros mascotes de forma humana da história dos Jogos foram inspirados em Hakon IV Hakonson, rei da Noruega de 1217 até 1263, e na Princess Kristin, sua tia, mas não foram páreo para os mascotes inspirados nos mestres da MPB. Vinícius e Tom avançaram com 80% dos votos.

Vinícius e Tom, mascotes dos Johos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vencem Lillehammer 94 fácil na votação
Vinícius e Tom passam fácil pelos noruegueses

Duelo das quartas

Vinícius e Tom encaram nesse momento os canadenses Quatchi and Miga, mascotes dos Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver-2010. Um representa o lendário Pé-grande, enquanto que o outro faz alusão a um “urso do mar”, tipo de urso típico da região de Vancouver.

Vantagem na disputa

Por enquanto, o pé-grande e o urso do mar não estão sendo páreos nem para Vinícius, que é uma mistura de vários animais típicos do Brasil, e nem para Tom, inspirado da natureza, cultura e do povo brasileiro.

Uma das razões das vitórias parciais com grande margem é típico engajamento do brasileiro nesse tipo de votação. Muitos foram às redes do Olympic Channel para enviar respostas engraçadas defendendo Vinícius e Tom, relembrando momentos marcantes de ambos na Rio 2016.

“Desculpe, Canadá. Mas esse borogodó é perfeito”

Foto de Vinícius utilizando o mesmo vestido que a modelo Gisele Bundchen usou ao desfilar no estádio do Maracanã enquanto o neto de Tom Jobim tocava a música “Garota de Ipanema” – canção marcante da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes – ao piano na abertura da Rio 2016

Por enquanto, Vinícius e Tom estão indo às semifinais com mais de 80% dos votos. No momento, também passam os mascotes dos Jogos de Sochi de 2014 e PyeongChang 2018, além da dupla de Tóquio 2020, que ainda não deu o ar de sua graça e nem dará até 2021, quando os próximos Jogos Olímpicos começarem.

Para ajudar a dupla da Rio 2016, basta ir ao twitter ou aos stories do Instagram do Olympic Channel. (Aproveite e siga o OTD  por lá também = ).

Mais em Tóquio 2020